5
respostas

[Dúvida] Por onde começar?

Minha dúvida é a seguinte: Vejo que tem vários cursos em diversas áreas, só que não sei por onde começar. Exemplo: Tem um curso de C++ avançado, mas não sei o que eu preciso ter conhecimento pra ter uma introdução na área, por qual curso deveria começar. Alguém pode me ajudar?

5 respostas

Oi, boa tarde! Se você esta começando do zero, recomendo você fazer primeiro essa formação: https://cursos.alura.com.br/formacao-programacao

Depois disso, recomendo você a treinar muito sua lógica de programação. Existem vários sites com diversos desafios: Codecademy, HackerRank, Codewars etc

No mundo da programação, existe um conceito chamado stack, que é como se fosse as tecnologias que você adotou e que vai saber mais. Aí recomendo você definir sua stack com base nas vagas de mercado de trabalho ou preferência pessoal. Por exemplo, eu fui na linha do Java, JUnit, Spring, Postgres, Mysql etc. Cabe ressaltar aí que sua stack vai ter relação direta com a área que você escolheu atuar inicialmente: frontend, backend, mobile, devops. No meu caso, eu sou backend com um pé no devops.

Depois que você pega mais experiência, pode ir aprendendo outras stacks, mas no início recomendo fortemente que você se concentre em uma stack para que o aprendizado flua melhor. Após você estar familiarizado com sua stack inicial, as outras você aprende mais rápido.

Aí também recomendo que aprenda certas ferramentas essenciais no mundo dev, como: git, github etc. Certos conceitos, como: microserviços, arquiteturas de software, testes unitários, padrões de projetos etc.

E por último recomendo a desenvolver soft skills, que são habilidades que, não necessariamente, tem base na tecnologia, mas que vão ajudar você a desempenhar melhor suas tarefas quando estiver trabalhando, como: aprender a se comunicar melhor, aprender a melhor forma de resolver um problema, fazer uma boa apresentação de uma idéia para algum público, saber se relacionar bem etc .

comece pelo basico iniciante mesmo

Oi Samir,

veja esses artigos:

🤓 Bons estudos!

Muito boas as dicas eu também não sei por onde começar por talvez não saber ainda direito em que quero atuar. Gosto da ideia da AI e de criar softwers que possam melhorar e automatizar meu trabalho após me formar em Psicopedagogia. Ainda não me formei mas sei bem, como quero atuar no mercado e pra isso quero ter a programação como aliada. Alguma dica além dessas pra descobrir qual área da tecnologia vou me identificar mais, sem precisar de estudar todas elas?