1
resposta

[Dúvida] Por onde começar?

Olá, atualmente estou com uma grande questão a ser resolvida, e a maior parte é interna.

Me chamo Mikael e recentemente assinei a Alura, atualmente trabalho como desenvolvedor Frontend Júnior aqui no Brasil mesmo, mas já me considero quase um pleno, ja estou a dois anos no ramo, trabalho somente e exclusivamente com frontend voltado ao React e next, sei muito pouco de Angular, e trabalho com ferramentas bem atualizadas, como zustand e tailwindcss, porém me encontro em um lugar obscuro chamado vazio, não sei como progredir, avançar o nível, o que estudar, me interesso muito por patterns, estruturas, designs, arquiteturas, a parte teórica digamos, mas realmente não sei pra onde ir, não sei se devo ir para o Backend, parece tão legal, ou então fazer algo diferente, talvez um desenvolvimento mobile, o que me indicam? O que fazer? realmente não sei nem qual area da programação quero seguir, me encontro estacionado em algum lugar que não sei o nome, queria muito a ajuda de experientes para que pudessem me dar um norte, meu foco é ser um ótimo desenvolvedor, aquele que a empresa precisa muito, mas por onde começar para atingir esse objetivo? desde já agradeço a todos que participarem

1 resposta

Olá,

É comum se sentir perdido devido ao fato da programação ter uma vasta opção da ferramentas e áreas de atuação.

Acredito que é interessante fazer uma análise geral do mercado nacional e internacional para verificar quais são as ferramentas que as empresas estão utilizando hoje em dia, pois pode não ser suficiente ou até mesmo garantido que você já conseguirá uma oportunidade de trabalho logo de cara por dominar uma linguagem que esteja entre as top 1-5 mais utilizadas.

É importante verificar se você se sente '"compatível" com a linguagem, por exemplo, já tentei estudar C++ mas não consegui me adaptar a linguagem e também essa ferramenta não é compatível com a área de atuação que quero seguir.

Pelo que você descreveu, acredito que áreas como engenharia de software ou até mesmo áreas do front-end como UI/UX possam se encaixar no seu perfil de afinidade / interesse. O React por sí só oferece diversos recursos que velem a pena investir tempo, como Hooks, Context API, Next.js etc. Vale até mesmo um aprofundamento em JavaScript ou TypeScript pois são estas linguagem que também dão vida a um projeto React.

Espero ter ajudado... ao menos um pouco! (: