Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] POO - Onde devo adicionar os métodos de cadastro?

Estou estudando Programação orientada a objetos com java e estou com uma dúvida. Estou desenvolvendo um programa de uma biblioteca, implementando as classes “Biblioteca”, “Livro”, “Cliente” e “Aluguel”. Para que um cliente possa realizar o aluguel de um livro, ele precisa de um cadastro. A minha dúvida é, onde adiciono o método em que vai cadastrar o cliente? Sei que não é correto adicionar esse método na própria classe Cliente, seria o correto criar uma nova classe "Cadastro"?

1 resposta
solução!

Fala, Jovem, tudo bem?

Seguinte, como muitas coisas na aréa da tecnologia, a resposta é "depende", kkkkkk, depende de como você está estruturando o seu programa e do que você deseja que ele faça.

Como voce citou, Uuma opção é criar uma nova classe chamada "Cadastro" e adicionar o método de cadastro de cliente nela. Desse jeito a classe "Cadastro" seria responsável por realizar todas as operações relacionadas ao cadastro de clientes, como validação de dados, inserção de clientes no banco de dados, etc.

Outra opção é adicionar o método de cadastro de cliente na própria classe "Biblioteca", já que ela é a entidade principal do seu programa e é responsável por gerenciar todas as outras entidades (clientes, livros, alugueis). Dessa forma, a classe "Biblioteca" ficaria responsável por realizar todas as operações relacionadas ao gerenciamento da biblioteca, incluindo o cadastro de clientes.

Ambas as opções são válidas e dependem do contexto do seu programa. O importante é que você escolha uma opção e mantenha a coerência na sua estrutura de código.

Espero que tenha ajudado, bons estudos!