Alguém por gentileza poderia me explicar de forma intuitiva o poliformismo no Java, eu ate entendi mas queria algum exemplo real para seber quando usa-lo
Alguém por gentileza poderia me explicar de forma intuitiva o poliformismo no Java, eu ate entendi mas queria algum exemplo real para seber quando usa-lo
Olá!
O polimorfismo é um dos conceitos fundamentais da programação orientada a objetos. Em Java, o polimorfismo é a capacidade de um objeto poder assumir várias formas, ou seja, um objeto pode ser tratado como se fosse de um tipo diferente.
Um exemplo prático de polimorfismo em Java é quando temos uma classe pai e várias classes filhas que herdam dela. Todas as classes filhas têm um método com o mesmo nome, mas com implementações diferentes. Quando chamamos esse método, o objeto assume a forma da classe filha correspondente e executa o método específico daquela classe.
Por exemplo, suponha que temos uma classe Animal e duas classes filhas, Cachorro e Gato. Ambas as classes filhas têm um método chamado "fazerBarulho", mas cada uma implementa esse método de forma diferente. Quando chamamos o método "fazerBarulho" em um objeto Cachorro, ele latirá. Quando chamamos o mesmo método em um objeto Gato, ele miará. Isso é um exemplo de polimorfismo em ação.
Obs: Polimorfismo é um conceito difícil de assimilar no começo, mas conforme você for avançando nos estudos vai entender melhor.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Entendi Professor, é basicamente o jeito que as classes filhas tratam algo em comum que herdam da classe mãe mas de formas diferentes para atender suas necessidades e com o retorno da reescrita do metodo nas classes filhas uma outra suposta classe pode vir a exibir alguma mensagem vinda do retorno dos metodos igual mensionado e feito no curso
muito obrigado mais uma vez! Rodrigo Ferreira