Alguém por gentileza poderia me explicar de forma intuitiva o poliformismo no Java, eu ate entendi mas queria algum exemplo real para seber quando usa-lo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém por gentileza poderia me explicar de forma intuitiva o poliformismo no Java, eu ate entendi mas queria algum exemplo real para seber quando usa-lo
Olá!
O polimorfismo é um dos conceitos fundamentais da programação orientada a objetos. Em Java, o polimorfismo é a capacidade de um objeto poder assumir várias formas, ou seja, um objeto pode ser tratado como se fosse de um tipo diferente.
Um exemplo prático de polimorfismo em Java é quando temos uma classe pai e várias classes filhas que herdam dela. Todas as classes filhas têm um método com o mesmo nome, mas com implementações diferentes. Quando chamamos esse método, o objeto assume a forma da classe filha correspondente e executa o método específico daquela classe.
Por exemplo, suponha que temos uma classe Animal e duas classes filhas, Cachorro e Gato. Ambas as classes filhas têm um método chamado "fazerBarulho", mas cada uma implementa esse método de forma diferente. Quando chamamos o método "fazerBarulho" em um objeto Cachorro, ele latirá. Quando chamamos o mesmo método em um objeto Gato, ele miará. Isso é um exemplo de polimorfismo em ação.
Obs: Polimorfismo é um conceito difícil de assimilar no começo, mas conforme você for avançando nos estudos vai entender melhor.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Entendi Professor, é basicamente o jeito que as classes filhas tratam algo em comum que herdam da classe mãe mas de formas diferentes para atender suas necessidades e com o retorno da reescrita do metodo nas classes filhas uma outra suposta classe pode vir a exibir alguma mensagem vinda do retorno dos metodos igual mensionado e feito no curso
muito obrigado mais uma vez! Rodrigo Ferreira