Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] poke yoke

Olá!

Dentro da área de TI ou processos de TI tem como usar o poka yoke?

2 respostas
solução!

Olá, Laydiane!

O poka yoke é uma técnica muito útil para evitar erros e melhorar os processos. Embora seja mais comumente utilizado na indústria, também pode ser aplicado na área de TI ou processos de TI.

Um exemplo prático de como o poka yoke pode ser usado na área de TI é através do uso de validações em formulários. Por exemplo, se você está desenvolvendo um sistema de cadastro de usuários, pode utilizar o poka yoke para garantir que os dados informados pelos usuários estejam corretos. Você pode adicionar validações para garantir que o email seja digitado corretamente, que a senha tenha um número mínimo de caracteres, entre outras regras de validação.

Outro exemplo seria o uso de alertas para evitar ações erradas. Por exemplo, se um usuário está prestes a excluir um arquivo importante, o sistema pode exibir um alerta perguntando se ele tem certeza de que deseja realizar essa ação. Isso evita que o usuário cometa um erro irreversível.

É importante lembrar que o poka yoke não substitui boas práticas de desenvolvimento de software, como testes automatizados e revisões de código. Ele é apenas uma ferramenta adicional que pode ser utilizada para melhorar a qualidade dos processos.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Sim, ajudou. Mto obrigada

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software