3
respostas

[Dúvida] Podem colocar o código completo do jogo com a correção da aula 07: Erro do Oponente?

Eu estou começando a estudar do zero, e apesar de praticar, fazer o código, ainda tenho dúvida da ordem das variáveis, funções, e isso não ficou claro ( pra mim pelo menos ) no final da aula 07, de onde posicionar esse código. Vcs podem colocar aqui o código completo com a inclusão do código da aula 07 que é pra corrigir o erro do oponente? Eu incluí mas o erro da bolinha atrás da raquete ainda permanece. Alguém pode me ajudar com essa questão do código? Outro ponto: na aula 07 pedem pra criar uma variável let chanceDeErrar = 0, e na função movimentaRaqueteDoOponente atribuir a variável chanceDeErrar, onde é mostrado o código:

function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar calculaChanceDeErrar()

mas no último vídeo, o código movimentaRaqueteOponente é exibido dessa forma:

function movimentaRaqueteOponente(){ if (keyIsDown("87")){ yRaqueteOponente -= 10; } if (keyIsDown("83")){ yRaqueteOponente += 10; } }

Minha dúvida: é pra apagar o código do vídeo e deixar o da aula 07, é pra incluir, desconsiderar o anterior... O que é pra fazer? Pra quem entende de programação parece óbvio, mas eu fiquei confusa. Acho que vocês poderiam fazer sempre uma revisão de todo o código na última aula tb, pq eu ainda estou perdida nisso. Não sou da área mas estou tentando aprender.

3 respostas

oi Aluno. Compartilhe seu código conosco!!

!

Oi Aluno, Não se preocupe por não saber, pois estamos no mesmo barco. Se vc comentar as funções chanceDeErrar e bolinhaNaoFicaPresa, verá que seu jogo funciona perfeitamente.

Essa função:

function movimentaRaqueteOponente(){ if (keyIsDown("87")){ yRaqueteOponente -= 10; } if (keyIsDown("83")){ yRaqueteOponente += 10; } }

É uma opção para vc fazer o seu jogo para duas pessoas jogarem. Caso não queira, deixe a primeira função. A escolha é sua. Eu segui as aulas e terminei com o comando das duas raquetes. Tanto as setas, como "W e S" controlam as raquetes. Eu comentei a função chanceDeErrar, e coloquei o valor de " -1" na função da bolinha ficar presa. Ficou muito melhor o retorno da bolinha. Aumentei o a bolinha para 20 no seu tamanho. Se vc fizer o jogo para dois, esqueça a função de chanceDeErrar.

Experimente estas mudanças e depois confira, qq coisa poste novamente. Eu vou deixar o meu, pra vc comparar caso queira. tentei colocar a função da bolinha não ficar presa, mas não funcionou, preciso experimentar com mais tempo. https://editor.p5js.org/oromeu/sketches/4yg6I3M_1 Espero ter ajudado. Bons estudos!