Eu gostaria de saber, se é necessário usar essa plataforma apresentada no vídeo ou se não tem problema usar outra, antes de vir nessa aula eu tinha instalado um que me recomendaram, o VS code, esse serve ou é melhor usar o do vídeo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu gostaria de saber, se é necessário usar essa plataforma apresentada no vídeo ou se não tem problema usar outra, antes de vir nessa aula eu tinha instalado um que me recomendaram, o VS code, esse serve ou é melhor usar o do vídeo?
Oi, João Pedro!
Boas-vindas ao mundo do Java. Obrigada por compartilhar sua dúvida sobre a Plataforma de programação.
A resposta direta é: você pode sim usar o VS Code, mas para quem está iniciando nesta formação, usar o IntelliJ IDEA vai facilitar bastante o seu aprendizado.
O VS Code é um editor de texto leve e muito popular. Ele funciona como uma "folha em branco" que aceita qualquer linguagem (JavaScript, Python, HTML), mas para fazer o Java funcionar bem nele, você precisa instalar várias extensões por conta própria. É como comprar um carro básico e ter que escolher e instalar as peças depois.
Já o IntelliJ IDEA é uma IDE. Isso significa que ele é um ambiente de desenvolvimento completo criado especificamente para entender o Java. Ele já vem de fábrica com quase tudo configurado para identificar erros no seu código antes mesmo de você rodar o programa, além de sugerir correções automáticas.
Não precisa apagar o seu VS Code! Ele continua sendo ótimo para outras linguagens que você venha a estudar.
Para esta jornada inicial de Java, experimente baixar o IntelliJ conforme a aula mostra. Você vai perceber que ele ajuda muito a focar no que realmente importa agora: aprender a lógica e escrever o seu primeiro "Olá, mundo".