2
respostas

[Dúvida] Plano de estudos

Olá a todos... Faz alguns meses que estou matriculado aqui na Alura, mas estou um pouco perdido. Tenho interesse na área de programação, porém, não sei exatamente onde eu quero chegar, em qual área eu quero atuar, a única ideia vaga que tenho é que gostaria de atuar no back end... E aí eu não sei mais nada... Fiz alguns cursos por aqui, mas não sinto que estou evoluindo, tendo uma real progressão, acho que preciso saber onde quero chegar e daí, eu preciso saber quais cursos, quais conhecimentos eu preciso ter objetivamente pra chegar lá. Então, aqui vão as minhas dúvidas... Existe um lugar onde eu consiga saber quais são as áreas de back end existem, eu não faço a mínima ideia e quando eu busco, sempre aparece só quais linguagens de programação eu posso usar, e aí eu já tenho um pouco de conhecimento em javascript. Se aqui tem alguma tutoria para que eu possa ter um contato mais próximo para com a Alura e ter alguma espécie de cronograma ou algo do tipo para me ajudar a me organizar e ter algum tipo de progressão nos estudos... Perdido do jeito que estou, tá difícil entender o que eu to fazendo.

2 respostas

Oi, Rafael! Espero que você esteja bem.

Receba um abraço. Compreendo muito como você está se sentindo. Começar a estudar tecnologia pode parecer um processo muito solitário, principalmente no início, quando tantas possibilidades se desdobram a nossa frente e o caminho está nebuloso.

Meu principal conselho é que você não se cobre tanto para descobrir onde, exatamente, você quer chegar. Conforme você avança em seus estudos, os próximos passos vão ficando mais claros, e ter uma base bem consolidada é muito mais importante do que conhecer recursos avançados de qualquer linguagem. Recomendo que você complete a formação Iniciante em programação, faça os exercícios, compartilhe em seu GitHub e tente pequenos projetos pessoais para ficar mais a vontade com a lógica de programação.

Enquanto isso, temos alguns recursos aqui na Alura para te guiar no seu processo de aprendizagem e autodescobrimento profissional. Temos um canal do Discord que é super legal. Lá acontecem eventos para a comunidade, encontro com instrutores e monitorias. Nesses eventos, você pode participar e trocar ideia com pessoas da área, tanto estudantes quanto instrutores da Alura. Ter esse contato com a comunidade faz tanta diferença! Acredito que você pode gostar bastante.

Além disso, pensando nessa dificuldade em elaborar um plano de estudos, contamos com o TechGuide. Essa é uma ferramenta que organiza os principais conhecimentos necessários para se aprofundar em determinada tecnologia. Cada bloquinho conta com recomendações de conteúdo relacionados àquela parte específica de conhecimento. Em nosso canal do YouTube, contamos com vídeos para cada guia de carreira, em que os profissionais discutem sobre as tecnologias recomendadas e o dia a dia da área. Alguns estão em processo de produção, mas logo serão lançados. Você pode, por exemplo, assistir ao vídeo que deixarei abaixo:

E aqui está o link para a página do TechGuide. Navegue pelos guias e sinta com qual você se identifica mais:

Rafael, esses pequenos passos serão grandiosos para seu processo de desenvolvimento. Espero que possa ser um impulso em sua carreira. Se tiver mais alguma dúvida, conte comigo.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Rafael,

Vou passar algums dicas pessoais, talvez você ache interessante.

1 - Se você quer atuar no mercado de trabalho, use sites como o clássico "APInfo" e os comerciais mercenários como "Linkedin", "GeekHunter", "Trampos", etc para ver o que as empresas mais estão pedindo. Foque seus estudos nas vagas que mais apontarem uma linguagem de programação que você goste de estudar.

2 - Para pegar mais bagagem, entre nos fóruns e tente ajudar as pessoas com as dúvidas delas. Se você não sabe a resposta, tente procurar a resposta na internet e responda, mesmo que seja ridicularizado e humilhado pelo site StackOverflow;

3 - Sempre esteja estudando, todos os dias. Tem muito conteúdo gratuito no YT.

4 - Tente fazer um projeto PARA VOCÊ, que você vai usar. Exemplos bem toscos:

• Controle total de seus CDs (alguém ainda usa CDs?);
  • Seu controle pessoal de gastos mensal detalhado e com tudo;
  • Controle de vacinação, gastos com alimentos de seus PETs.
  • Agenda pessoal ultra personalizada com todas os seus costumes e vícios;

X - O mais importante! Não pontue os "scubes", pontue sempre os alunos.

Se eu lembrar mais alguma coisa eu aviso.

[]'s,

Fabio I.