Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Plano cartesiano

Olá!

Eu tenho uma dúvida meio boba digamos assim e estou até com vergonha de pergutar, mas vamos lá:

Alguém sabe me dizer porque x+1 anda para baixo, x-1 anda para cima, e a mesma coisa para o y?

Eu esqueci um pouco da matemática e desse conceito cartesiano.

Seria até legal colocarem material extra sobre isso no curso, explicando um pouco melhor porque isso gera o andar pra cima, pra baixo, direita e esquerda...

1 resposta
solução!

Olá, Joao! Tudo joia?

Não se preocupe, sua dúvida não é boba e é sempre bom relembrar conceitos!

No plano cartesiano, temos o eixo X (horizontal) e o eixo Y (vertical). A origem do plano (ponto 0,0) é geralmente o canto superior esquerdo na programação. Por isso, quando aumentamos o valor de X (x+1), estamos nos movendo para a direita no eixo horizontal. Quando diminuímos o valor de X (x-1), estamos nos movendo para a esquerda.

Agora, o eixo Y pode parecer um pouco contra-intuitivo. Quando aumentamos o valor de Y (y+1), estamos nos movendo para baixo no eixo vertical, e quando diminuímos o valor de Y (y-1), estamos nos movendo para cima. Isso acontece porque, como mencionei, a origem (0,0) geralmente é o canto superior esquerdo, então "descer" significa aumentar o valor de Y.

No código do curso, quando queremos mover a bomba para a direita, somamos 1 ao valor de X (x+1), e para a esquerda subtraímos 1 (x-1). Para mover a bomba para cima, subtraímos 1 de Y (y-1), e para baixo somamos 1 (y+1).

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software