Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Planning poker em desuso

Olá! entendo que não é o tema, mas gostaria de saber por que o autor comentou que o poker está caindo em desuso no scrum. qual seria a versão mais moderna de estimar tarefas/ histórias?

1 resposta
solução!

Oi Karen, tudo bem?

Na verdade, não é que haja uma técnica mais moderna, porque o Planning Poker se baseia em uma técnica chamada "Opinião de Especialista". A opinião de especialista, em suas diversas formas, pressupõe que realmente haja um ou mais especialistas, ou pelo menos "experientes" no assunto em questão.

Começamos pelo seguinte: Estimar duração de épicos (grandes entregas do roadmap) com planning poker não é muito realista, concorda? Então imagino que estamos falando de estimativas mais operacionais (dia a dia).

O que tem sido mais difundido atualmente é que as estimativas deveriam ser mais estratégicas e as métricas medidas no dia a dia seriam mais adequadas para "estimar" a duração das atividades em operação. Poderíamos incluir a isso que a máxima "Adaptação à mudanças mais que seguir um plano" direciona para preocupar-se menos com as estimativas de tempo para fazer uma determinada atividades e mais com o valor a ser entregue em um determinado tempo (sprint por exemplo). Combinar valor a ser entregue e não atividades concluídas (outcomes mais que outputs) poderia ser uma boa saída (e nesse caso a estimativa é menos importante). Exemplo: em vez de dizer que o resultado da sprint é uma nova tela de cadastro com menos campos obrigatórios, diga que o resultado da sprint é uma "simplificação do processo de cadastro". E então, busque a melhor forma de simplificar o cadastro no tempo que se tem.

Claro, eu sei que se a gente está na equipe operacional, muitas vezes é dificil mudar a mentalidade da gestão, e nesses casos continuamos com planning poker tranquilamente :)

Abraços, espero ter ajudado.

Sabino.