https://scratch.mit.edu/projects/886273542/
O placar conta a distância e o tempo em vez de ser por toque nas áreas de pontuação das raquetes.
https://scratch.mit.edu/projects/886273542/
O placar conta a distância e o tempo em vez de ser por toque nas áreas de pontuação das raquetes.
Oi, Renan, tudo bem por aí?
Puxa, não consegui acessar ao seu projeto! Parece que você não habilitou a opção de compartilhar. Estando em seu projeto do Scratch, clique no botão alaranjado chamado "Compartilhar", localizado na parte superior central da tela:
Feito isso, basta copiar a URL do seu projeto e colá-la aqui no fórum!
Renan, espero que dê tudo certo. Fico no aguardo do seu retorno para solucionarmos juntos o problema presente no jogo!
Abraço!
Oi Andrieli agora eu já ativei o compartilhamento.
Olá, Renan!
Para resolver o problema que você mencionou, precisamos seguir algumas etapas, observe comigo:
Em seu conjunto de blocos referente à pontuação, é interessante separar a verificação da posição X da bolinha em duas partes, a fim de que o Scratch consiga analisar se houve colisão com os lados esquerdo e direito de modo organizado;
Para aguardar a colisão da bolinha com o lado esquerdo da tela, precisamos usar o bloco Espere até que posição x < -225
;
Para aguardar a colisão da bolinha com o lado direito da tela, precisamos usar o bloco Espere até que posição x > 225
;
Observação: Em seu projeto, a lógica presente nos itens 2 e 3 está invertida, provocando problemas para reconhecer cada colisão da bolinha com as extremidades da tela.
Por fim, para que a contabilização dos pontos não demore muito para acontecer (1 segundo
), podemos diminuir esse valor para 0.5
;
Após ajustar essas questões no projeto, chegaremos nestes dois blocos de programação:
Renan, os valores 225
e -225
foram escolhidos, neste contexto, devido ao tamanho da bolinha e das raquetes. Durante a elaboração do nosso jogo, é normal experimentarmos números diferentes até alcançar o resultado desejado.
Além disso, observe que, nestes blocos de código, utilizamos um período de tempo (0,5 segundos) até que os pontos fossem contabilizados. Isso é uma das estratégias para evitar uma contagem descontrolada dos pontos!
Espero ter ajudado, Renan! Caso surjam novas dúvidas, fico à disposição para te ajudar.
Um abraço!
Obrigado Andrieli, eu acredito ter feito todas as etapas que você falou, acho que ficou bom mais eu queria que você desse uma ultima olhada só por garantia porque assim eu já poderia, marcar a tarefa como solucionada.
Oiê!
Está certinho e funcionando corretamente, Renan. Parabéns!
Continue mergulhando em seus estudos e colocando em prática os aprendizados adquiridos ao longo do curso.
Conte comigo em caso de dúvidas.
Abração!