Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Pipeline de deploy do Jenkins para o servidor

Após compreender todas as etapas de um build correto, utilizados com conceitos de CI/CD, surgiu uma dúvida: depois de realizar a configuração de um servidor de integração (jenkins) e planejar todo o pipeline, acerca da última etapa do processo: o jenkins já pode "baixar" o projeto direto na pasta htdocs Web do meu servidor local (considerando um projeto que não está em nuvem) para jogar em produção? Ou este download precisa ser manual? Quais são as práticas corretas neste sentido?

1 resposta
solução!

Oi Romildo, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Entendo que você esteja com dúvidas sobre como o Jenkins pode fazer o deploy do projeto direto na pasta htdocs do seu servidor local, considerando um projeto que não está em nuvem.

Na verdade, o Jenkins pode sim realizar esse download de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual. Para isso, você precisa configurar corretamente o seu pipeline no Jenkins, de forma que a última etapa seja responsável pelo deploy do projeto na pasta htdocs do servidor.

Existem várias maneiras de realizar esse deploy, dependendo das tecnologias e ferramentas que você está utilizando. Por exemplo, se você estiver trabalhando com um projeto em PHP, pode utilizar o plugin do Jenkins chamado "Publish Over SSH" para fazer o upload dos arquivos diretamente para o servidor.

Outra opção é utilizar um script de deploy customizado, que pode ser executado pelo Jenkins. Nesse caso, você pode escrever um script em Shell, por exemplo, que faça o download do projeto e o coloque na pasta htdocs do servidor local.

É importante ressaltar que as práticas corretas podem variar de acordo com o contexto do seu projeto e as ferramentas utilizadas. Por isso, é importante avaliar as melhores opções para o seu caso específico.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software