1
resposta

[Dúvida] PIP no VS Code

Olá, pessoal!

Desde o começo dos meus estudos com Py, sempre usei o VS Code. Acompanhando as aulas sobre PIP e PyPI, surgiram algumas dúvidas sobre como essas ferramentas interagem com o nosso ambiente local.
A primeira é sobre a sintaxe: sei que no terminal do VS usamos o comando direto (sem a exclamação !), mas existe alguma diferença técnica de performance ou segurança ao rodar o pip direto no terminal em comparação ao uso dentro de células de um Notebook?
A segunda é sobre o isolamento: como o VS roda localmente, fico pensando na questão do acúmulo de pacotes globais no meu sistema. Ouvi falar superficialmente sobre ambientes virtuais (venvs), mas como vocês costumam gerenciar isso na prática para manter tudo organizado? Para quem está estudando, já é necessário isolar cada projeto ou isso é algo que só importa em projetos maiores/profissionais?

1 resposta

Olá, Luísa, como vai?

Percebi que há dois tópicos com a mesma dúvida. Para manter o fórum organizado e facilitar a consulta de outros estudantes, respondi sua questão no outro tópico aberto.

Você pode conferir a resposta completa lá e, caso surjam mais dúvidas, é só continuar a conversa por lá mesmo.

O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!