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[Dúvida] Ping não completa a entrega do pacote

Bom dia!

Por favor, preciso de um help pra entender o que está acontecendo. Fiz como descrito no exercício e já havia testado durante a aula, mas continuo recebendo a seguinte mensagem quando dou o ping em qualquer IP: "1. The frame's destination MAC address does not match the receiving port's MAC address, the broadcast address, or any multicast address. The device drops the frame."

Achei uma explicação no Learning da Cisco que fala que há um bug no PT HSRP (que eu já não entendi muito bem); no fórum de lá, a pessoa estava usando uma VLAN2, então também não sei se isso faria alguma diferença. Por aqui identifiquei a mensagem do endereço MAC clicando em um dos computadores que aparece com a falha no teste. Apenas o primeiro computador dá um check de que a comunicação foi completada. Os outros todos retornam a mesma mensagem. Envio print abaixo:

printCiscoPacketTracer

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Olá! Bom dia!

Pelo que você descreveu e pela imagem que compartilhou, parece que há um problema com o endereço MAC de destino que não está correspondendo ao endereço MAC de recebimento.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver esse problema:

  1. Verifique as Conexões:

    • Certifique-se de que todos os computadores estão corretamente conectados ao Hub usando cabos Copper straight-through. Às vezes, um cabo mal conectado pode causar problemas de comunicação.
  2. Verifique as Configurações de IP:

    • Acesse cada computador e verifique se os endereços IP estão configurados corretamente. Eles devem ser 192.168.3.1, 192.168.3.2, 192.168.3.3, 192.168.3.4 e 192.168.3.5.
  3. Verifique a Configuração de Sub-rede:

    • Certifique-se de que todos os computadores estão na mesma sub-rede. A máscara de sub-rede deve ser 255.255.255.0 para todos os computadores.
  4. Teste de Conectividade:

    • Tente realizar um ping de um computador para outro. Por exemplo, no computador com IP 192.168.3.1, abra o Command prompt e digite ping 192.168.3.2. Veja se você recebe respostas.
  5. Verifique a Tabela ARP:

    • Em cada computador, abra o Command prompt e digite arp -a para verificar se os endereços MAC dos outros computadores estão sendo resolvidos corretamente.
  6. Verifique o Hub:

    • Certifique-se de que o Hub está funcionando corretamente. Você pode tentar substituir o Hub por outro dispositivo para ver se o problema persiste.
  7. Modo de Simulação:

    • No modo de simulação do Packet Tracer, use a opção Capture/Forward para acompanhar o caminho que os pacotes estão fazendo. Isso pode ajudar a identificar onde exatamente o problema está ocorrendo.

Se, após seguir esses passos, o problema ainda persistir, pode ser útil reiniciar o Packet Tracer e recriar a rede do zero, garantindo que todos os passos sejam seguidos cuidadosamente.

Bons estudos!

Bom dia, professor! Verifiquei passo a passo como você indicou: Os cabos estão corretamente conectados; os endereços IP seguem os citados acima; a config de sub rede é a 255.255.255.0; o Hub parece estar funcionando corretamente.

Os testes hoje me deram outro resultado: consegui ter resposta de cada computador que enviei o ping, mas observei que enquanto ainda não tinha enviado o ping, quando dava o comando arp -a, o retorno era No ARP Entries Found. Isso ocorre porque ainda não tinha sido enviado o ping?

Outro ponto que percebi é que havia uma lentidão em algumas respostas e queria confirmar se isso está relacionado a minha conexão de internet.

Desde já agradeço as explicações!

Muito bom que os testes avançaram e você está conseguindo respostas dos pings.

Quando você executa arp -a, o comando mostra a tabela ARP (Address Resolution Protocol) do seu computador, que contém os endereços IP e os endereços MAC associados. Se a tabela estiver vazia (No ARP Entries Found), significa que seu computador ainda não fez comunicação com outros dispositivos na rede para resolver endereços IP em endereços MAC. Ao enviar um ping, o computador precisa resolver o endereço IP de destino para um endereço MAC, preenchendo assim a tabela ARP.

Em relação a lentidão nas respostas, pode estar relacionado com o desempenho de processamento do próprio Packet Tracer. Ele é um software que roda localmente, só demanda conexão na web para autenticar a pessoa usuária, então a conexão com a internet, em geral, não deve causar lentidão.

Perfeito, professor. Mais uma vez muito obrigada pela atenção!