Cyber Monday

ATÉ 40% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Dúvida] Pesquisa persona

Poderiam me explicar um pouco mais ou até me dar dicas sobre o que eu não devo colocar no meu portfólio? Como vocês mencionaram a foto real, fiquei com dúvida.

1 resposta

Olá, Pamella, como vai?

Quando organizamos um portfólio de UX, existe um ponto essencial: apresentar o raciocínio de design sem expor dados que identifiquem alguém de forma real. Isso significa evitar qualquer informação que permita reconhecer uma pessoa usuária, seja ela alguém entrevistado em um projeto real ou alguém retratado em uma pesquisa interna da empresa.

Um exemplo é substituir fotos reais por avatares genéricos. Se em um projeto você entrevistou uma pessoa chamada Mariana Silva, basta alterar para um nome fictício, como Ana P. Outro exemplo é trocar dados específicos, como “35 anos, mora na Rua X, trabalha no banco Y”, por dados mais amplos, como “30 a 40 anos, residente na capital, atua no setor financeiro”. Assim você preserva a privacidade e mantém a qualidade da análise.

O mesmo vale para prints de ferramentas internas, documentos corporativos, números confidenciais e qualquer artefato que pertença à empresa. Em uma situação em que você queira demonstrar o processo completo, pode deixar um aviso no portfólio e disponibilizar o acesso apenas mediante solicitação, garantindo segurança.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado