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Dúvida - Personas

Olá pessoal!

Estou atualmente vendo sobre Personas no meu curso de UX Strategy, e me veio à mente a seguinte questão:

O quão útil é você criar uma Persona? Porque, por exemplo, o nível de detalhes apresentados na aula é uma coisa muito abstrata e intangível de se obter de uma pessoa numa entrevista.

Eu achei que, por exemplo, traçar uma persona era mais um artifício para você personificar um público alvo. Aquilo, de certa forma, iria amparar toda a equipe numa tomada de decisão importante para um aplicativo, por exemplo.

Em quê, exatamente, eu saber se a persona é criativa, analítica, conservadora, liberal, passiva ou ativa, interfere? Ou saber suas motivações, seus objetivos futuros? Ou sua frase? O que de útil pode ser isso na minha persona e COMO vou traçar algo tão complexo assim em um modelo-padrão de usuário pro meu app?

Alguns traços nós inventamos pra tornar a persona mais real? E esses traços inventados, não atrapalhariam porque não são dados reais? Não é ruim atribuir um tipo de humor a todos meus usuários e considerá-lo como único nas minhas etapas de desenvolvimento?

Sei que os questionamentos foram muitos, e peço desculpas pelo textão. Quem puder me ajudar com isso, ficaria extremamente grato!

Obrigado.

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Oi Matheus,

Tudo bom? Poxa, que bacana o seu levantamento, vamos por partes pra conseguirmos falar de tudo (e assim vemos se consigo te ajudar), ok? :)

Sobre personas, temos que levar em consideração que estamos sempre pensando em aproximar o nosso time, do nosso usuário. Ou seja, aqui devemos sempre ter em mente que precisamos de informações demográficas, desejos, necessidades, para que o nosso time que irá pensar no produto e/ou serviço para esse usuário, tenha empatia com o user (e empatia é uma palavra e conceito muito importante quando falamos de UX).

Além de termos empatia enquanto trabalhamos no nosso processo de UX, também pode nos auxiliar a tomar decisões referentes ao processo de Design.

E uma das coisas que muitos clientes levam em consideração ao projetarmos experiências do usuário para seus consumidores, é a priorização de feature.

Quando falamos por exemplo, das motivações do usuário, eu posso identificar por exemplo se meu aplicativo tiver publicidade, o que eu posso oferecer para aquela pessoa como anúncio ou não, que ela eventualmente poderá consumir. Ou o que fará ela continuar utilizando meu aplicativo ou sair do meu aplicativo.

Por exemplo o Instagram, não considerava importante ter algo que sumisse, como o Snapchat fez. Entretanto, muitos jovens começaram a utilizar o Snapchat e então o Instagram se viu "obrigado" a explorar novas formas de compartilhar vídeos/fotos em sua ferramenta, para não perder usuários. Entender o que motiva e o que faz uma pessoa consumir um tênis da Nike ou um da Reebok, se ela pratica musculação ou crossfit, pode fazer uma empresa ganhar dinheiro ou perder. Não é ruim limitarmos, porque precisamos determinar quem são nossos usuários/clientes primários, secundários. Isso nos ajuda a focar nosso desenvolvimento do produto e/ou serviço e então deixarmos o processo redondo. Claro que podemos focar em todos os tipos de usuários existentes no mundo, mas sabermos quem são os nossos usuários limita tempo e consequentemente dinheiro (temos que pensar nisso cara, nem sempre teremos projetos "ricos" para resolver).

Algo importante de ressaltar para você também, é que temos Proto Personas e Personas. Personas são utilizadas normalmente, quando já fizemos um trabalho de pesquisa e gostaríamos de "agrupar" características semelhantes e nomear em um único tipo de usuário (e então o time cria empatia, conforme citei ali no começo). Já as chamadas Proto Personas, utilizamos quando não temos tempo/dinheiro para fazer um trabalho de pesquisa massivo. Quando você lê pesquisas na internet ou faz um formulário online com alguns respondentes, podemos dizer que criamos uma "proto persona".

Bacana dar uma olhada nesses dois links aqui: http://arquiteturadeinformacao.com/user-experience/a-diferenca-entre-personas-de-marketing-personas-de-design-e-proto-personas/

http://arquiteturadeinformacao.com/user-experience/job-stories-personas-e-distracoes-semanticas-no-design/

Caso tenha ficado mais alguma dúvida do porque é importante utilizar personas/proto personas, acredito que estes dois links possam ajudar.

Caso não, comenta aqui, que tento te ajudar mais :)

Olá Priscila! Agradeço seu feedback sobre meus questionamentos.

"Sobre personas, temos que levar em consideração que estamos sempre pensando em aproximar o nosso time, do nosso usuário."

Eu concordo, consegui pegar essa ideia nas aulas.

Ou seja, aqui devemos sempre ter em mente que precisamos de informações demográficas, desejos, necessidades, para que o nosso time que irá pensar no produto e/ou serviço para esse usuário, tenha empatia com o user

Aí é que está. Na minha visão, as pesquisas deveriam ser contextualizadas com o problema que este aplicativo deveria solucionar, para ambientarmos esta persona já como um usuário do serviço. Com os exemplos adotados nas aulas, eu senti que na tentativa de humanizar essa persona, muitas informações que não eram úteis para a experiência do usuário foram dispostas na tela e isso meio que tirou o foco do verdadeiro problema.

https://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/ux+strategy/6_7+mostrando+o+fabiano+gusm%C3%A3o.png

Vamos pegar, como exemplo, o aplicativo fictício que o Natan utiliza nas aulas: um aplicativo de viagens. Em quê agregaria para a experiência do usuário, a equipe obter nome, gênero, frase, profissão, personalidade (se é criativo ou não), que é irresponsável, piadista, impaciente, que seu objetivo é conhecer o continente africano, etc?

Ao meu ver é um excesso de informações desnecessárias e que pelo menos na minha (limitada) visão de UX que tive até agora, não vi utilidade. E por isso não vi muitas vantagens de se utilizar uma persona como tal foi apresentada.

Isso tem mais a ver com a forma que enxergo as coisas ou eu simplesmente peguei a ideia errada sobre esse artifício em UX?

E, se estamos lidando com massas, não é um pouco estranho você atribuir tantas peculiaridades ao perfil padrão de usuário? Não seria melhor se focássemos apenas em apresentar nas fichas de personas somente aquilo que tivemos em comum entre as pessoas nas pesquisas?

PS: A propósito li os dois links indicados. Gostei muito deles e agregou muito a minha visão sobre Personas.

Olá Matheus,

Estou empenhada em sanar sua dúvida, então vou tentar trazer minha experiência como UXer de produtos mobiles, para deixar a explicação mais próxima, ok?

Recentemente desenvolvi um aplicativo, na consultoria em que sou consultora de UX (consultoria, consultora, rs) e tínhamos o seguinte desafio: desenvolver um aplicativo mobile para pré vestibulandos (aquela galerinha que está no terceiro ano ou no cursinho pré vestibular). O cliente nos procurou com diversas telas do app, que eles focaram em uma determinada região do norte do Brasil em alunos de 13 anos (e não nos pré vestibulandos que era o objetivo atual deles). Com isso, eles tinham mascotes (um tanto quanto infantis) e aí como apresentar os mesmos elementos infantilizados para esses alunos de 17 ou 17+? O público era diferente, o tempo era curto, então procuramos informações nas escolas e nos cursinhos, e pesquisas referentes a região de SP e a geração de 17+, com base também em depoimentos de alunos de cursinho. Fomos observar também os "adolescentes" em portas de cursinhos e criamos então as proto personas.

Por que falar desse exemplo? Vamos lá:

Perceba aqui, que observamos, mas que não conversamos efetivamente com ninguém, fizemos tudo baseado em observação e pesquisas secundárias. Quando pensamos em proto personas, pense em um caso como esse mencionado acima, que utilizamos as proto personas para nos aproximarmos mais do mundo real, mas que só saberemos se acertamos mesmo, ao testar. Muitas empresas estão utilizando proto personas e não personas, pois ganha-se agilidade no processo, gastamos menos dinheiro (startups tem trabalhado bastante assim).

Já quando falamos de personas, estamos pegando um "aglomerado" de características similares de diversas pessoas entrevistas e fazendo o "resumo" disso.

Então por que o Natan colocou coisas como a pessoa ser criativa ou piadista ou impaciente? No caso do exemplo do Natan, algumas decisões podem ser tomadas com base nessas características, por exemplo:

  • Proto persona criativa = em um App de viagem, o usuário toparia criar o próprio roteiro de viagem pelo continente africano (e para isso, criaríamos um local que ele pode fazer isso, salvar, compartilhar, editar, sugerir para outros usuários);

  • Proto persona piadista = você pode usar o microcopy mais informal com ele;

  • Proto persona impaciente = o usuário não quer esperar muito tempo para o App carregar;

Não acredito que você tenha uma visão limitada, pois se tivesse, não teria vindo até o fórum :) O que eu enxergo na sua dúvida é algo absolutamente normal, de quem está começando a trabalhar com UX. Vez ou outra, no início, você ou um cliente podem acreditar que podem pular a etapa da persona... Mas eu costumo associar, nas minhas aulas, que ao pularmos a persona, estamos desenvolvendo o produto que queremos sem pensar que alguém pode utiliza-lo. Estamos fazendo o produto pra gente e não pro usuário. Sem a persona, não criamos empatia com o público.

Uma empresa que trabalha UX de uma forma bem legal e pensa bastante nessa ideia de público, e que utiliza muito persona, é o NUBANK. Dá uma olhada no relacionamento deles com o público, é bem bacana, os caras realmente se envolvem e tentam literalmente olharem como esse cliente, essas "personas", com o atendimento personalizado que eles dão.

Será que estamos chegando próximo de sanar sua dúvida? Me deixe saber :)

Olá Priscila, tudo bem?

Estou com a mesma dúvida do Matheus, ou pelo menos é bem parecida. Vou tentar explicar rapidamente o que entendi para que possamos chegar na minha dúvida.

Entendi que Proto Persona é baseado em suposições, hipóteses. Legal, aqui podemos criar um ou vários personagens e dar a eles características, etc.

Já na Persona estamos reunindo os resultados de uma pesquisa real, identificando semelhanças entre as respostas dos entrevistados e criando um personagem único com tudo isso reunido. Ok, até aqui tudo bem.

A minha dúvida surge quando o Natan acrescenta itens a Persona que, ao meu entendimento, pareceram ser inventados. Por exemplo: "criativo", "irresponsável", "piadista" e "impaciente". Eu entendo a importância destes itens conforme a sua explicação no post acima, porém nas video aulas me pareceu que foram inventadas e, não, baseadas em uma pesquisa real. Agora se forem tiradas da pesquisa (reais informações dos entrevistados), ok, fez todo o sentido pra mim. rsrs

Obrigado desde já!

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