1
resposta

Dúvida persona

No meu entender, criamos as personas baseadas em informações, entrevistas e obtenção de informações de usuários. Não ficou claro como eu posso recrutar o perfil desejado utilizando as personas.

Se crio personas APÓS as entrevistas, como vou recrutar o perfil desejado utilizando personas ANTES das entrevistas?

1 resposta

Olá, William. Tudo bem?

O processo de descoberta no desenvolvimento de um projeto não precisa ser algo engessado. Você pode usar a persona antes ou depois das entrevistas, para organizar os dados que já levantou e criar um perfil fictício do seu público-alvo.

Quando criamos a persona antes das entrevistas, por meio de dados quantitativos e pesquisas iniciais, nós poderemos sintetizar as principais características do usuário do nosso produto, bem como as suas necessidades, frustrações e desejos. Assim, teremos um direcionamento para irmos atrás de pessoas com o perfil semelhante para fazermos as entrevistas de forma assertiva.

Com a persona feita e entrevistas realizadas, podemos refinar a persona que fizemos antes, a fim de detalhar ela ainda mais e inserir os dados coletados durante as entrevistas.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre a criação de personas e suas possibilidades, deixo como recomendação o Alura+ Como criar persona e um artigo:

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software