3
respostas

[Dúvida] Permissão negada para update (not a sudoer)

Olá!

Assim como alguns no fórum, passei pelo problema do "locate" não estar disponível e ter de ser instalado. No entanto, ao tentar realizar a intalação sugerida pelo próprio bash, ele me nega pois não estou no grupo dos sudoers.

Já encontrei varias formas de contornar, mas ainda não apliquei pois percebi que tenho de usar o user root. "sudo usermod -aG sudo username" Sendo assim, gostaria de saber se há outra maneira de autorizar este único usuário que tenho para os sudoers, sem por em "risco" o sistema, atuando como o root@.

Ubuntu é o 22.04.1 Uso ele no VirtualBox da Oracle. (Vi que há alguns diretórios diferentes entre VM e pc).

Grato e no aguardo de auxílio.

3 respostas

** MAIS INFO **

Eu encontrei a seguinte saída:

$ su -

# sudo usermod -aG sudo *USER1*

# groups USER1
    USER 1    sudo

    **CMD+D**
$

Assim eu adicionei esse único usuário que tenho no grupo que eu penso que já deva vir de root, o sudo. Eu percebi que na maioria das aulas online divulgam que, sendo seu usuário nº1 da maquina, normalmente já vem no grupo sudo.

Por isso achei estranho não conseguir acompanhar a aula com comando sudo, e ter de fazer isso. Em teoria, realizar essa operação num ambiente profissional, seria seguro? Não deveria o usuário que compõe o OS na maquina já ser um sudoer? Ou é assim mesmo?

Obrigado!!

Oi, Ricardo. Tudo bem?

Não entendi como você chegou nessa situação. Qual foi o comando exato que você tentou executar a instalaç

Olá Vitor!

Fiz a instalação do Ubuntu 22.04.1 no VirtualBox* 7.0.0 r153978 (Qt5.15.2)*.

Aparentemente no ubuntu com o user de vba, ele cria usuário sem permissão de superuser... Mas como nas aulas anteriores não foi tratada a temática de permissões e grupos, ficou um pouco esquisito pra quem instalar via VM.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software