2
respostas

[Dúvida] Pergunta Desconexa com a resposta correta.

No questionário https://cursos.alura.com.br/course/administracao-postgresql-replicacao-alta-disponibilidade/task/172262 reproduzido abaixo, a pergunta realizada não me parece ser compatível com a resposta correta apontada pela plataforma. Revisando o material, entendo que deveria ser a resposta wal_level = logical. Meu ententimento está correto?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Oi, Jefferson! Como vai?

De fato, para habilitar a replicação lógica, o parâmetro correto é wal_level = logical, pois ele é o responsável por registrar as informações necessárias esse tipo de replicação. A alternativa b apresenta wal_level = replica se refere à replicação física, portanto não serve para o tipo lógico.

Mas, o enunciado da questão menciona que é necessário ajustar algumas variáveis no arquivo postgresql.conf do servidor master.
Nesse contexto, a alternativa (a), que define max_wal_senders = 5, está correta por ser um dos ajustes necessários na configuração da replicação, ainda que não seja suficiente sozinha para habilitar a replicação lógica.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi,

Obrigado pelo retorno.

Então, o ponto é que não é necessário ajustar a variável max_wal_senders pois no exemplo da aula, o valor ajustado foi para 5 mas o padrão é 10 (assim, funcionaria de qualquer forma a replicação ajustando ou não o parametro). Por isso a confusão e me levou a uma interpretação dúbia.

Até na conversa com o Luri isso fica claro:

Entendo que a configuração do valor max_wal_senders é necessária de acordo com o número de servidores slaves que terei no meu ambiente. Entretanto, considerando o ambiente apresentado em aula com apenas 1 slave e que o número max_wal_senders escolhido (5) é menor que o padrão assumido (10) pode-se concluir que para o funcionamento da replicação esse valor do max_wal_senders não necessariamente necessite ser alterado. Meu entendimento está correto?

Seu entendimento está correto!No contexto da aula, com apenas um servidor slave, e considerando que o valor padrão de max_wal_senders (10) é maior do que o número de slaves, não seria estritamente necessário alterar o valor de max_wal_senders para que a replicação funcione.Ajustar o max_wal_senders para um valor menor (como 5) ainda funcionaria, pois é suficiente para suportar uma conexão de replicação. No entanto, a prática de ajustar esse valor pode ser útil em ambientes maiores ou para otimizar o uso de recursos do servidor.Em resumo:
Com um slave: O valor padrão de max_wal_senders geralmente é suficiente.
Múltiplos slaves: Ajustar max_wal_senders pode ser necessário para acomodar todas as conexões.
A alternativa que menciona a definição de max_wal_senders como 5 é uma das configurações corretas para habilitar a replicação lógica, pois garante que haja pelo menos um slot disponível para o servidor slave se conectar.

Porém fica claro com o passar da aula que é necessário planejar o ambiente de replicação e ajustar as configurações conforme o necessário. O exemplo dado em aula foi trivial e o ajuste para o valor 5 ajuda a otimizar o uso dos recursos do servidor.