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resposta

[Dúvida] Perda de pacotes em saltos para a universidade

C:\Users\georg>tracert www.alura.com

Rastreando a rota para group38.sites.hscoscdn30.net [2606:2c40::c73c:67e3] com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms 2804:1b2:d143:2022:860b:bbff:feb5:4320 2 5 ms 3 ms 3 ms 2001:12e0:500::7:45 3 2 ms 3 ms 3 ms 2001:12e0:500:0:1:0:70:e6 4 5 ms 3 ms 3 ms 2001:12e0:100:6012:a002:6012:a006:0 5 39 ms 42 ms 41 ms 2001:12e0:100:6012:a002:5011:a090:1 6 34 ms 34 ms 33 ms 2001:12e0:100:5011:a090:5012:a002:9 7 48 ms 49 ms 50 ms 2001:12e0:100:5012:a002:1030:a002:7 8 52 ms 50 ms 51 ms 2001:12e0:100:1025:a001:1030:a002:34 9 57 ms 48 ms 49 ms 2001:12e0:800:ffff::d3 10 48 ms 47 ms 47 ms 2606:2c40::c73c:67e3

Rastreamento concluído.

C:\Users\georg>ping www.utwente.nl

Disparando webhare.civ.utwente.nl [2001:67c:2564:a102::1:1] com 32 bytes de dados: Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=180ms Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=183ms Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=182ms Resposta de 2001:67c:2564:a102::1:1: tempo=181ms

Estatísticas do Ping para 2001:67c:2564:a102::1:1: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 180ms, Máximo = 183ms, Média = 181ms

C:\Users\georg>tracert www.utwente.nl

Rastreando a rota para webhare.civ.utwente.nl [2001:67c:2564:a102::1:1] com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 2 ms 2804:1b2:d143:2022:860b:bbff:feb5:4320 2 5 ms 3 ms 3 ms 2001:12e0:500::7:45 3 4 ms 3 ms 3 ms 2001:12e0:500:0:1:0:70:da 4 6 ms 5 ms 3 ms 2001:12e0:100:6002:a002:6012:a005:2 5 22 ms 19 ms 19 ms 2001:12e0:100:6002:a002:7001:a002:1 6 19 ms 19 ms 19 ms 2001:12e0:100:7001:a002:7017:a001:3 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 12 195 ms 182 ms 181 ms ae23.zl001a-jnx-01.surf.net [2001:610:e00:2::2f] 13 182 ms 182 ms 184 ms e0-0-3-0.es001b-jnx-01.surf.net [2001:610:f00:4044::45] 14 181 ms 179 ms 185 ms utwente-router.customer.surf.net [2001:610:f00:4044::46] 15 209 ms 184 ms 183 ms 2001:67c:2564:aa23::234 16 183 ms 183 ms 182 ms 2001:67c:2564:a102::1:1

Rastreamento concluído.

Entendo que a latência maior para a universidade, assim como o caminho, se deve por vários fatores como hardware, software, distância, etc, a perda de pacotes seria pelo mesmo motivo? e o que é perda de pacotes?

1 resposta
solução!

Olá, Daniel!

A perda de pacotes ocorre quando um ou mais pacotes de dados que estão sendo transmitidos através de uma rede não chegam ao seu destino. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo problemas de hardware (como roteadores ou cabos defeituosos), congestionamento na rede, interferência de sinal, ou até mesmo por configurações incorretas.

No seu caso, ao analisar os resultados do tracert para o site da universidade, observamos que há saltos onde o tempo limite do pedido é esgotado (representado pelos asteriscos *). Isso indica que os pacotes não conseguiram completar o caminho até esses pontos específicos. No entanto, como o rastreamento é concluído com sucesso, isso pode indicar que esses pontos específicos estão configurados para não responder a solicitações ICMP (usadas pelo tracert), o que é relativamente comum em algumas redes por questões de segurança.

A latência maior para a universidade pode ser explicada por vários fatores, como você mencionou: distância geográfica, número de saltos, qualidade do hardware e software nos roteadores intermediários, entre outros. A perda de pacotes pode ser causada por esses mesmos motivos, mas também pode ser influenciada por congestionamento de rede ou problemas temporários em algum ponto do caminho.

Para ilustrar melhor, imagine que você está enviando uma mensagem através de uma série de mensageiros (os roteadores). Se um dos mensageiros está sobrecarregado ou não está funcionando corretamente, a mensagem pode não chegar ao próximo mensageiro, resultando em perda de pacotes.

Bons estudos!