Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Dúvida] Pensamento Computacional , algoritmo e IA

Estou começando minha jornada e tenho uma dúvida. Por gentileza, alguém pode me ajudar? Obrigada

Refletindo sobre a aula...
Eu entendi que o pensamento computacional é a teoria e as decisões, as ações e o plano de trabalho é a pratica materializada no algoritmo.

Sendo assim, a Inteligência Artificial é o pensamento computacional aplicado porque a IA é um algoritmo materializado. Está correto meu entendimento?

E continuando..
Toda IA é um algoritmo, mas nem todo algoritmo é uma IA. Tem o algoritmo comum (simples) e o algoritmo inteligente (complexo). Está correto meu entendimento?

3 respostas

Olá, Rosana! Tudo bem?

Que alegria ver você refletindo sobre a aula com tanta profundidade logo no início da sua jornada.

Seu entendimento está bem encaminhado e demonstra que você captou a essência dos conceitos. O pensamento computacional é, de fato, a base teórica que orienta a forma como analisamos problemas e estruturamos soluções, envolvendo decisões e ações organizadas de maneira lógica. O algoritmo, por sua vez, é a materialização prática desse raciocínio, ou seja, o conjunto de passos concretos que executa aquilo que foi planejado.

Em relação à Inteligência Artificial, sua intuição também está correta em grande parte. A IA utiliza algoritmos como fundamento, mas vai além da execução de instruções fixas. Ela incorpora técnicas que permitem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões de forma adaptativa, algo que um algoritmo comum e mais simples não faz.

Sobre sua segunda reflexão, você acertou em cheio. Toda IA é construída sobre algoritmos, mas nem todo algoritmo constitui uma IA. Podemos pensar em algoritmos simples, que seguem regras bem definidas, e em algoritmos mais complexos e inteligentes, que aprendem e se adaptam com o tempo.

Essa capacidade de conectar teoria e prática desde o início é muito valiosa para quem está começando a explorar a área de tecnologia e computação.

Agora, para aprofundar ainda mais esse raciocínio: você consegue pensar em algum exemplo do cotidiano em que um algoritmo simples e um algoritmo inteligente poderiam resolver o mesmo problema de formas diferentes?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Armano, graça e paz! Estou bem!

Refletindo, pensei numa situação... Não sei se faz sentido, se estou no caminho certo, ou não. De qualquer maneira, é uma reflexão que me ajuda, aos poucos, a entender um pouco mais o que estou estudando.

A situação que percebi na minha rotina foi:

com algoritmo simples
no word ao tentar salvar um documento com um nome já existente, a máquina (ou o algoritmo) informa que já tem um documento com o mesmo nome e pergunta o que você deseja fazer: substituir, salvar com outro nome ou mesclar. Nesse caso, me parece que o algoritmo é mais prudente porque informa e questiona qual passo você quer dar. Nessa situação, salvar por engano com o mesmo nome é ruim porque você perde o trabalho anterior.

com algoritmo inteligente
no google doc ao tentar salvar um documento com um nome já existente, você consegue, de tal modo que, que a máquina (ou o algoritmo) não informa que você já tem um documento com o mesmo nome e o que é necessário fazer. Nesse caso, parece que o algoritmo é mais autônomo, ou inteligente, porque não informa você de nada e ainda ele mesmo toma a decisão de salvar o documento mesmo que tenha um nome já existente. Nessa situação, salvar por engano, com o mesmo nome não tem problema porque não apaga o trabalho anterior.

Na primeira situação com algoritmo simples, você precisa tomar uma decisão para o algoritmo realizar (salvar o documento) e na segunda situação, você não precisa tomar nenhuma decisão, porque o algoritmo decide por você ao salvar o documento independente do nome que você queira dar.

Essa é a situação do meu cotidiano que pensei a partir da sua pergunta. Não sei se meu entendimento está correto e se faz sentido, mas me traz um pouco mais de luz, claridade ao menos pra pensar na mesma operação em dois espaços (pc e nuvem) diferentes.
Me fiz entender?! Obrigada pela pergunta!

Olá, Rosana!

Sua reflexão faz bastante sentido e mostra que você está conectando os conceitos com situações reais do dia a dia.

O ponto que vale ajustar é que a diferença entre os exemplos que você citou não está necessariamente em um ser um algoritmo simples e o outro uma Inteligência Artificial. Tanto o comportamento do Word quanto o do Google Docs podem ser implementados por meio de algoritmos tradicionais, definidos por regras previamente programadas.

No seu exemplo, a principal diferença está na estratégia adotada pelo sistema:

• Word: solicita que o usuário tome uma decisão antes de continuar.
  • Google Docs: foi projetado para evitar conflitos automaticamente, criando versões ou armazenando os documentos sem sobrescrever o conteúdo anterior.

Uma característica que normalmente identifica uma IA é a capacidade de aprender com dados, reconhecer padrões e ajustar seu comportamento com base nas informações recebidas.

Um exemplo mais próximo de IA seria:

• Um corretor ortográfico tradicional que apenas compara palavras com um dicionário → algoritmo comum.
  • Um corretor que analisa o contexto da frase e sugere alterações mais adequadas ao que você pretende escrever → IA, pois utiliza modelos treinados para identificar padrões de linguagem.

Sua conclusão sobre precisar ou não tomar uma decisão também é interessante. Porém, quando um sistema decide algo automaticamente, isso não significa, por si só, que ele seja uma IA. Muitas vezes ele apenas está seguindo regras previamente definidas pelos desenvolvedores.

Você está no caminho certo ao relacionar os conceitos com experiências do cotidiano. Esse tipo de análise ajuda muito a consolidar o entendimento sobre pensamento computacional, algoritmos e inteligência artificial.

Fico à disposição!