Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Dúvida] Pensamento Computacional , algoritmo e IA

Estou começando minha jornada e tenho uma dúvida. Por gentileza, alguém pode me ajudar? Obrigada

Refletindo sobre a aula...
Eu entendi que o pensamento computacional é a teoria e as decisões, as ações e o plano de trabalho é a pratica materializada no algoritmo.

Sendo assim, a Inteligência Artificial é o pensamento computacional aplicado porque a IA é um algoritmo materializado. Está correto meu entendimento?

E continuando..
Toda IA é um algoritmo, mas nem todo algoritmo é uma IA. Tem o algoritmo comum (simples) e o algoritmo inteligente (complexo). Está correto meu entendimento?

3 respostas

Olá, Rosana! Tudo bem?

Que alegria ver você refletindo sobre a aula com tanta profundidade logo no início da sua jornada.

Seu entendimento está bem encaminhado e demonstra que você captou a essência dos conceitos. O pensamento computacional é, de fato, a base teórica que orienta a forma como analisamos problemas e estruturamos soluções, envolvendo decisões e ações organizadas de maneira lógica. O algoritmo, por sua vez, é a materialização prática desse raciocínio, ou seja, o conjunto de passos concretos que executa aquilo que foi planejado.

Em relação à Inteligência Artificial, sua intuição também está correta em grande parte. A IA utiliza algoritmos como fundamento, mas vai além da execução de instruções fixas. Ela incorpora técnicas que permitem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões de forma adaptativa, algo que um algoritmo comum e mais simples não faz.