Armano, graça e paz! Estou bem!
Refletindo, pensei numa situação... Não sei se faz sentido, se estou no caminho certo, ou não. De qualquer maneira, é uma reflexão que me ajuda, aos poucos, a entender um pouco mais o que estou estudando.
A situação que percebi na minha rotina foi:
com algoritmo simples
no word ao tentar salvar um documento com um nome já existente, a máquina (ou o algoritmo) informa que já tem um documento com o mesmo nome e pergunta o que você deseja fazer: substituir, salvar com outro nome ou mesclar. Nesse caso, me parece que o algoritmo é mais prudente porque informa e questiona qual passo você quer dar. Nessa situação, salvar por engano com o mesmo nome é ruim porque você perde o trabalho anterior.
com algoritmo inteligente
no google doc ao tentar salvar um documento com um nome já existente, você consegue, de tal modo que, que a máquina (ou o algoritmo) não informa que você já tem um documento com o mesmo nome e o que é necessário fazer. Nesse caso, parece que o algoritmo é mais autônomo, ou inteligente, porque não informa você de nada e ainda ele mesmo toma a decisão de salvar o documento mesmo que tenha um nome já existente. Nessa situação, salvar por engano, com o mesmo nome não tem problema porque não apaga o trabalho anterior.
Na primeira situação com algoritmo simples, você precisa tomar uma decisão para o algoritmo realizar (salvar o documento) e na segunda situação, você não precisa tomar nenhuma decisão, porque o algoritmo decide por você ao salvar o documento independente do nome que você queira dar.
Essa é a situação do meu cotidiano que pensei a partir da sua pergunta. Não sei se meu entendimento está correto e se faz sentido, mas me traz um pouco mais de luz, claridade ao menos pra pensar na mesma operação em dois espaços (pc e nuvem) diferentes.
Me fiz entender?! Obrigada pela pergunta!