Eu ainda não entendi como podemos fazer um pedido de modo que os outros estejam dispostos a realizá-lo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu ainda não entendi como podemos fazer um pedido de modo que os outros estejam dispostos a realizá-lo?
Oi Felipe!
Entender como fazer pedidos de forma que os outros estejam dispostos a realizá-los é uma parte essencial da comunicação não violenta. A chave está em sermos claros e específicos sobre o que realmente queremos, sem deixar espaço para mal-entendidos.
Seja Específico: Ao invés de fazer um comentário vago como "Estou com sede", transforme isso em um pedido claro, como "Você poderia, por favor, me trazer um copo de água?". Isso elimina a ambiguidade e deixa claro o que você gostaria que a outra pessoa fizesse.
Conecte-se com a Empatia: Tente expressar seus pedidos de maneira que a outra pessoa sinta que você está levando em consideração os sentimentos e necessidades dela também. Por exemplo, "Eu sei que você está ocupado, mas você poderia me ajudar com isso quando tiver um tempo?"
Evite Exigências: Um pedido deve ser algo que a outra pessoa possa recusar sem medo de represálias. Isso significa que a linguagem deve ser de convite, não de obrigação.
Explique o Contexto: Às vezes, explicar por que você está fazendo um pedido pode ajudar a outra pessoa a entender sua perspectiva e estar mais disposta a ajudar. Por exemplo, "Estou me sentindo um pouco sobrecarregado com tudo isso, você poderia me ajudar com essa tarefa específica?"
Essas práticas ajudam a criar um ambiente onde a empatia e a compreensão mútua são priorizadas, o que pode aumentar a disposição dos outros em atender seus pedidos.
Bons estudos!