Eu ainda não entendi como podemos fazer um pedido de modo que os outros estejam dispostos a realizá-lo?
Eu ainda não entendi como podemos fazer um pedido de modo que os outros estejam dispostos a realizá-lo?
Oi Felipe!
Entender como fazer pedidos de forma que os outros estejam dispostos a realizá-los é uma parte essencial da comunicação não violenta. A chave está em sermos claros e específicos sobre o que realmente queremos, sem deixar espaço para mal-entendidos.
Seja Específico: Ao invés de fazer um comentário vago como "Estou com sede", transforme isso em um pedido claro, como "Você poderia, por favor, me trazer um copo de água?". Isso elimina a ambiguidade e deixa claro o que você gostaria que a outra pessoa fizesse.
Conecte-se com a Empatia: Tente expressar seus pedidos de maneira que a outra pessoa sinta que você está levando em consideração os sentimentos e necessidades dela também. Por exemplo, "Eu sei que você está ocupado, mas você poderia me ajudar com isso quando tiver um tempo?"
Evite Exigências: Um pedido deve ser algo que a outra pessoa possa recusar sem medo de represálias. Isso significa que a linguagem deve ser de convite, não de obrigação.
Explique o Contexto: Às vezes, explicar por que você está fazendo um pedido pode ajudar a outra pessoa a entender sua perspectiva e estar mais disposta a ajudar. Por exemplo, "Estou me sentindo um pouco sobrecarregado com tudo isso, você poderia me ajudar com essa tarefa específica?"
Essas práticas ajudam a criar um ambiente onde a empatia e a compreensão mútua são priorizadas, o que pode aumentar a disposição dos outros em atender seus pedidos.
Bons estudos!