1
resposta

[Dúvida] Pc nao possue virtualizaçao

BOM DIA MEU PC NÃO POSSUE VIRTUALIZAÇAO NEM NA BIOS ELE REAPMENTE NAO TEM. COMO POSSO ESTAR FAZENDO O DOWNLOAD DO UBUNTU SEM PRECISAR DE VIRTUALIZAÇAO?

1 resposta

Olá Levi, bom dia, tudo bem?

Uma pena que seu computador não tenha suporte à virtualização, mas existem outras maneiras de seguir seus estudos.

Uma forma de realizar isto, é instalando o sistema Ubuntu ou semelhantes de forma nativa. Para isso, dependendo de quanto armazenamento você tem e para que usa sue computador, poderá seguir por 2 caminhos.

Caso possua uma quantidade boa de armazenamento livre (acima de 80GB seria recomendável), pode instalar o Ubuntu em paralelo ao seu sistema, particionando seu disco em 60GB (deixando 20GB+ livre em seu disco com Windows) e instalando o Ubuntu no sistema armazenando ele nos 60GB que separou, para isso, recomendo este video do mestre DioLinux: https://youtu.be/6D6L9Wml1oY | Vale ressaltar que pode seguir outros tutoriais também, nada o impede.

Caso não utilize seu sistema para jogos que são extremamente incompatíveis com Linux ou aplicações sem suporte para sistema linux, recomendo que faça uma instalação de Ubuntu diretamente no seu disco principal (lembre-se de salvar seus dados e arquivos importantes antes disso).

Uma última recomendação. Caso siga pelo segundo caminho, tornando o Linux seu sistema operacional principal, eu recomendaria o uso de Distros (distribuições Linux) mais agradáveis para o usuário e que ainda lhe fornecerão o sistema Ubuntu por trás, mantendo a funcionalidade de suas aulas.

Este seriam:

  1. Kubuntu - Ubuntu com uma interface KDE, atratativa pra quem sai do Windows;
  2. Lubuntu - Ubuntu com um sistema mais leve, para quem tem computador com pouco espaço e poucos recursos;
  3. Linux Mint - Ubuntu com uma interface limpa e agradável, boa para uso geral;
  4. Pop!_ OS - Ubuntu com uma cara extremamente agradável e muito bom para iniciantes. Possui uma loja de Snaps que facilita a instalação da maioria dos programas e também um assistente de instalação para arquivos .deb;
  5. ZorinOS - Em sua versão gratuita disponibiliza uma interface limpa e elegante, que pode ser mantida semelhante ao windows;
  6. ElementaryOS - Tem carinha de Mac, e pode ser deixado ainda mais semelhante ao MacOS, bastante agradável e leve;
  7. Linux Lite - Por fim, o queridinho dos PCs mais fracos, Ubuntu sem complicações e com a instalação mais facilitada que tem.

Pesquise sobre essas distros e garanto que alguma possivelmente poderá substituir seu Windows, assim como substituiu o meu há anos! :)

  • "A justiça exige que os errantes sejam encontrados, que os feridos sejam cuidados e que os oprimidos sejam libertados." - Capitão Jean-Luc Picard