Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Patterns

Bom dia, td bem?

Eu estou tendo um pouco de dificuldade para a criação de patterns. Por exemplo, estou a desenvolver uma identidade para area de construção civil e ao chegar nas patterns, eu travei e nada saiu. Tem algum outro curso que dê mais dicas para a criação de patterns? Ou dicas para que eu consiga fazer essa criação? As patterns precisam ser algo que remete a logo criada ou pode apenas usar da tabela de cores? É uma parte que tem me deixado bastante travada.

Obrigada.

2 respostas
solução!

Oi, Adriene! Tudo bem?

Entendo perfeitamente sua dificuldade, pode ser um desafio, especialmente quando queremos que tudo se encaixe perfeitamente na identidade visual.

Para começar, é importante lembrar que os patterns devem estar alinhados com a identidade visual como um todo. Isso significa que podem, sim, remeter à logo criada, mas também podem utilizar apenas a paleta de cores da marca. O ideal é que eles transmitam a essência e os valores da marca de forma coerente.

Aqui vão algumas dicas práticas para te ajudar na criação de patterns para a área de construção civil:

  1. Elementos visuais relacionados: Pense em elementos visuais que são comuns na construção civil, como tijolos, ferramentas, capacetes, plantas de construção, etc. Você pode usar esses elementos de forma estilizada para criar seu padrão.

  2. Geometria e simetria: A construção civil é muito associada à precisão e à geometria. Utilizar formas geométricas simples e repetitivas pode ser uma boa estratégia. Por exemplo, um padrão de hexágonos pode remeter a estruturas sólidas e bem construídas.

  3. Texturas: Considere usar texturas que lembram materiais de construção, como concreto, madeira, metal, etc. Isso pode adicionar uma camada extra de profundidade ao seu pattern.

  4. Paleta de cores: Utilize as cores da identidade visual para garantir coesão. Mesmo que o pattern não remeta diretamente à logo, as cores ajudarão a manter a unidade visual.

  5. Inspiração e referências: Procure referências em sites como Pinterest, Behance ou Dribbble. Ver como designers resolveram problemas semelhantes pode ser muito inspirador.

  6. Experimentação: Não tenha medo de experimentar diferentes combinações de formas e cores. Às vezes, a melhor solução vem de tentativas e erros.

Sobre cursos que podem te ajudar, ou materiais, indico:

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais e abraços!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigada pelas dicas, Yasmin.

As vezes a gente tá tão focado em fazer algo que não consegue pensar no óbvio pra fazer e sua resposta me deu muita luz rs.

Uma boa noite e boa semana pra você!