8
respostas

[Dúvida] Passos para compilar no prompt de comando do Windows !?

Sou iniciante, meus conhecimentos são básicos. Utilizo Windows. Consegui abrir o prompt já dentro da pasta onde salvei o arquivo, mas depois desse passo, não entendi o que fazer e o professor foi bem superficial na explicação e ele parece estar utilizando outro SO. Alguém poderia me ajudar?

8 respostas

Olá, Paulo! Tudo bem?

Após abrir o prompt de comando dentro da pasta onde você salvou o arquivo, você precisa utilizar um compilador para transformar o código em linguagem de máquina. No caso do Windows, você pode utilizar o GCC, que é um compilador bastante utilizado para a linguagem C.

Uma vez dentro do diretório correto, você pode utilizar o comando gcc seguido do nome do arquivo que deseja compilar e do parâmetro -o seguido do nome do arquivo de saída. Por exemplo, se o arquivo que você deseja compilar se chama "programa.c" e você quer que o arquivo de saída se chame "programa.exe", você pode usar o comando gcc programa.c -o programa.exe.

Feito isso, o GCC irá compilar o arquivo e gerar o arquivo executável. Se não houver erros de compilação, você poderá executar o programa utilizando o comando ./programa.exe.

Lembre-se de substituir "programa.c" e "programa.exe" pelos nomes corretos dos seus arquivos.

Se precisar de alguma ajuda no prompt, você pode dar uma olhada neste artigo:

Espero ter ajudado, bons estudos! Qualquer dúvida estou á disposição :)

Muito obrigado!! por seu tempo e disposição em ajudar! vou ler o artigo e também tentar o passo a passo que você descreveu.

Que bom, Paulo! Se a resposta te ajudar, não esqueça de marcar como solucionado :)

boa noite! infelizmente ainda não consegui... quando coloco o código > gcc programa.c -o programa.exe(no caso programa. o meu é aula.c) e me retorna que 'gcc' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.