8
respostas

[Dúvida] Passos para compilar no prompt de comando do Windows !?

Sou iniciante, meus conhecimentos são básicos. Utilizo Windows. Consegui abrir o prompt já dentro da pasta onde salvei o arquivo, mas depois desse passo, não entendi o que fazer e o professor foi bem superficial na explicação e ele parece estar utilizando outro SO. Alguém poderia me ajudar?

8 respostas

Olá, Paulo! Tudo bem?

Após abrir o prompt de comando dentro da pasta onde você salvou o arquivo, você precisa utilizar um compilador para transformar o código em linguagem de máquina. No caso do Windows, você pode utilizar o GCC, que é um compilador bastante utilizado para a linguagem C.

Uma vez dentro do diretório correto, você pode utilizar o comando gcc seguido do nome do arquivo que deseja compilar e do parâmetro -o seguido do nome do arquivo de saída. Por exemplo, se o arquivo que você deseja compilar se chama "programa.c" e você quer que o arquivo de saída se chame "programa.exe", você pode usar o comando gcc programa.c -o programa.exe.

Feito isso, o GCC irá compilar o arquivo e gerar o arquivo executável. Se não houver erros de compilação, você poderá executar o programa utilizando o comando ./programa.exe.

Lembre-se de substituir "programa.c" e "programa.exe" pelos nomes corretos dos seus arquivos.

Se precisar de alguma ajuda no prompt, você pode dar uma olhada neste artigo:

Espero ter ajudado, bons estudos! Qualquer dúvida estou á disposição :)

Muito obrigado!! por seu tempo e disposição em ajudar! vou ler o artigo e também tentar o passo a passo que você descreveu.

Que bom, Paulo! Se a resposta te ajudar, não esqueça de marcar como solucionado :)

boa noite! infelizmente ainda não consegui... quando coloco o código > gcc programa.c -o programa.exe(no caso programa. o meu é aula.c) e me retorna que 'gcc' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Quando não utilizo "gcc na linha de comando, somente o restante do codigo > aula.c -o programa.exe , ele não retorna nada ,assim como no exemplo do Professor, mas pede ´para que eu selecione um programa para abrir o arquivo. Isso é o que deve acontecer.

Oi, Paulo

O erro que você está encontrando indica que o compilador GCC não está sendo encontrado pelo sistema. Isso geralmente ocorre porque o caminho para o GCC não está configurado corretamente nas variáveis de ambiente do sistema

Pelo que você contou acima, você utiliza Windows e você precisa instala-lo em sua máquina. Aqui na Alura tem um artigo super detalhado que te ajuda a fazer essa configuração:

Tenta seguir o passo a passo acima para ver se vai funcionar, tá bom? Depois volta aqui pra dizer se funcionou ou se ainda precisamos corrigir mais alguma coisa.

Fico no aguardo :)

Bom dia! encontrei um video no Youtube e consegui. O que estava acontecendo é o seguinte: eu estava seguindo o tutorial que a Alura disponibilizou de como baixar e instalar o MinGw, porém na parte de configurar as variáveis do ambiente, parece que o da Alura falta um procedimento que estava fazendo falta para o êxito da ação. Segui o tutorial do vídeo que contem essa diferença e agora está tudo ok. Mas agradeço seu suporte e espero contar com ele em futuras duvidas.

Que bom que conseguiu resolver, Paulo! Parabéns!

Bons estudos :)