Oi, Marcos! Como vai?
Agradeço por compartilhar sua dúvida com a comunidade Alura.
Ótima pergunta. Na prática, as quatro abordagens: Instruções contínuas e feedback dinâmico, Criação de perfis de usuário, Manutenção de contexto e Prompt chaining são aplicadas diretamente no campo de Instruções do agente, sem a necessidade de subir um arquivo na Área de Conhecimento.
Cada uma delas funciona assim:
Instruções contínuas e feedback dinâmico: Você pode orientar o agente a considerar avaliações do tipo "thumbs up" ou "thumbs down" para aprimorar suas respostas ao longo da conversa. Isso não exige arquivo, mas sim uma boa configuração nas instruções.
Criação de perfis de usuário: Inclua nas instruções regras como:"Se perceber que o usuário demonstra ser iniciante, ofereça respostas mais detalhadas e didáticas. Caso seja avançado, forneça respostas objetivas e técnicas."
Manutenção de contexto: O próprio agente mantém o contexto das conversas dentro da mesma thread. Basta você explicar nas instruções que ele deve lembrar interações recentes para conduzir melhor o atendimento.
Limpeza de instruções e prompt chaining: Isso é feito na própria escrita do prompt. Você estrutura a tarefa em etapas e detalha exatamente como ele deve executar cada uma.
Veja um exemplo de como isso poderia ser configurado no campo de Instruções do agente:
- Adapte suas respostas conforme o perfil do usuário (iniciante ou avançado).
- Sempre mantenha o contexto das interações anteriores dentro da mesma conversa.
- Utilize feedback dos usuários (thumbs up/down) para aprimorar suas respostas.
- Quebre tarefas complexas em etapas menores, guiando o usuário de forma estruturada.
O uso da Área de Conhecimento só é necessário quando você quer fornecer ao agente informações factuais ou específicas, como listas de produtos, políticas, manuais, catálogos, entre outros. Não é o caso para essas quatro abordagens.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado