Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Para saber mais: técnicas avançadas de personalização e otimização de agentes

No caso das quatro abordagens sugeridas, qual seria a melhor maneira de incluí-las no campo de instruções do agente GPT? Seria necessário criar um arquivo TXT e carregá-lo na área de conhecimento? Peço orientações mais detalhadas, pois não sei direito o que fazer.

2 respostas
solução!

Oi, Marcos! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua dúvida com a comunidade Alura.

Ótima pergunta. Na prática, as quatro abordagens: Instruções contínuas e feedback dinâmico, Criação de perfis de usuário, Manutenção de contexto e Prompt chaining são aplicadas diretamente no campo de Instruções do agente, sem a necessidade de subir um arquivo na Área de Conhecimento.

Cada uma delas funciona assim:

  • Instruções contínuas e feedback dinâmico: Você pode orientar o agente a considerar avaliações do tipo "thumbs up" ou "thumbs down" para aprimorar suas respostas ao longo da conversa. Isso não exige arquivo, mas sim uma boa configuração nas instruções.

  • Criação de perfis de usuário: Inclua nas instruções regras como:"Se perceber que o usuário demonstra ser iniciante, ofereça respostas mais detalhadas e didáticas. Caso seja avançado, forneça respostas objetivas e técnicas."

  • Manutenção de contexto: O próprio agente mantém o contexto das conversas dentro da mesma thread. Basta você explicar nas instruções que ele deve lembrar interações recentes para conduzir melhor o atendimento.

  • Limpeza de instruções e prompt chaining: Isso é feito na própria escrita do prompt. Você estrutura a tarefa em etapas e detalha exatamente como ele deve executar cada uma.

Veja um exemplo de como isso poderia ser configurado no campo de Instruções do agente:


- Adapte suas respostas conforme o perfil do usuário (iniciante ou avançado).
- Sempre mantenha o contexto das interações anteriores dentro da mesma conversa.
- Utilize feedback dos usuários (thumbs up/down) para aprimorar suas respostas.
- Quebre tarefas complexas em etapas menores, guiando o usuário de forma estruturada.

O uso da Área de Conhecimento só é necessário quando você quer fornecer ao agente informações factuais ou específicas, como listas de produtos, políticas, manuais, catálogos, entre outros. Não é o caso para essas quatro abordagens.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

  Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Muito obrigado pelas orientações e por responder tão prontamente a minha dúvida. A Alura tem ótimos profissionais, como você, sempre disponíveis para atender os alunos. Abraços!