Olá, Victor. Tudo bem com você?
Fico feliz em ver que você está se interessando pelo assunto de proto-personas e personas. De fato, as proto-personas são uma maneira de prototipar um usuário, suas dores, anseios e estilo de vida. Elas são uma ferramenta útil para ajudar a equipe de UX a entender melhor quem é o usuário e como ele se comporta.
Quando uma empresa decide criar proto-personas, é importante lembrar que elas não substituem a necessidade de mapear usuários reais. As proto-personas são uma maneira de começar a entender o usuário, mas é preciso validar essas informações com usuários reais por meio de entrevistas, testes de usabilidade e outras técnicas de pesquisa.
Quanto à sua pergunta sobre como obter as informações necessárias para criar personas, a entrevista em profundidade é certamente uma boa opção. No entanto, existem outras técnicas de pesquisa que podem ser utilizadas, como grupos focais, pesquisas quantitativas e observação contextual. A escolha da técnica certa depende do objetivo da pesquisa e do tipo de informação que você está procurando.
Qualquer dúvida estou à disposição
Até mais e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!