Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Para saber mais: proto-personas e personas

Muito interessante o artigo da Gabriela. Concluí que proto-persona seria como prototipar um usuário, seu estilo de vida, dores e anseios, certo? Quando uma empresa toma a decisão de criar proto-personas, ainda assim precisa mapear usuários reais e precisa ter informações. Essas informações e a interação com as pessoas que seriam potenciais usuários, deve ser necessariamente com uma entrevista de profundidade (porque aí acho que seriam de fato personas) ou qual meio posso lançar com a finalidade de obter as informações necessárias?

2 respostas
solução!

Olá, Victor. Tudo bem com você?

Fico feliz em ver que você está se interessando pelo assunto de proto-personas e personas. De fato, as proto-personas são uma maneira de prototipar um usuário, suas dores, anseios e estilo de vida. Elas são uma ferramenta útil para ajudar a equipe de UX a entender melhor quem é o usuário e como ele se comporta.

Quando uma empresa decide criar proto-personas, é importante lembrar que elas não substituem a necessidade de mapear usuários reais. As proto-personas são uma maneira de começar a entender o usuário, mas é preciso validar essas informações com usuários reais por meio de entrevistas, testes de usabilidade e outras técnicas de pesquisa.

Quanto à sua pergunta sobre como obter as informações necessárias para criar personas, a entrevista em profundidade é certamente uma boa opção. No entanto, existem outras técnicas de pesquisa que podem ser utilizadas, como grupos focais, pesquisas quantitativas e observação contextual. A escolha da técnica certa depende do objetivo da pesquisa e do tipo de informação que você está procurando.

Qualquer dúvida estou à disposição Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado pelo feedback, Maria Isabelle. Ficou melhor entendido :)