Copiei o código e colei diretamente no Ubuntu, mas acredito que eu esteja errando, pois o comando se desdobra em mais linhas e não consigo gerar o arquivo correto. Poderia me explicar com mais detalhes como faço essa tarefa?
Copiei o código e colei diretamente no Ubuntu, mas acredito que eu esteja errando, pois o comando se desdobra em mais linhas e não consigo gerar o arquivo correto. Poderia me explicar com mais detalhes como faço essa tarefa?
Boa tarde Micheli, tudo bem?
Você consegue detalhar melhor onde você esta com dificuldade?
Qual código você copiou e colou no terminal?
Bom dia, na primeira aula, em Preparando o Ambiente, tem a seguinte orientação:
... Para isso, abra seu terminal e rode os comandos a seguir:
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=error msg="error: Falha ao iniciar o serviço Apache""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=warning msg="failed: Serviço Nginx não conseguiu se reiniciar""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=info msg="access denied: Tentativa de acesso ao banco de dados falhou""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=error msg="unauthorized: Tentativa de login SSH falhou""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=info msg="Sistema funcionando corretamente""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=warning msg="fail: Erro no driver de rede""
Aí copio essas seis linhas de código iniciados com logger e no Ubuntu, quando clico com o botão direito do mouse para colar, aparecem mais do que essas seis linhas, aparece assim:
micheli@DESKTOP-2TVO7Q1:$ logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=error msg="error: Falha ao iniciar o serviço Apache""$ logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=warning msg="failed: Serviço Nginx não conseguiu se reiniciar""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=warning msg="failed: Serviço Nginx não conseguiu se reiniciar""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=info msg="access denied: Tentativa de acesso ao banco de dados falhou""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%micheli@DESKTOP-2TVO7Q1:
%S')" level=error msg="unauthorized: Tentativa de login SSH falhou""
logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=info msg="Sistema funcionando corretamente""
logger -p local0.imicheli@DESKTOP-2TVO7Q1:$ logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=info msg="access denied: Tentativa de acesso ao banco de dados falhou""$ logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=error msg="unauthorized: Tentativa de login SSH falhou""
(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=warning msg="fail: Erro no driver de rede""micheli@DESKTOP-2TVO7Q1:
micheli@DESKTOP-2TVO7Q1:$ logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=info msg="Sistema funcionando corretamente""$ logger -p local0.info "time="$(date +'%Y-%m-%dT%H:%M:%S')" level=warning msg="fail: Erro no driver de rede""
micheli@DESKTOP-2TVO7Q1:
Aí dou ENTER e tudo bem, comando acatado. Quando vou usar o comando passado pela instrutora , o less /var/log/syslog o resultado não é o mesmo que aparece para ela. Aparentemente o Ubuntu não achou o caminho, ele dá uma mensagem gigante e todas repetem a seguintem mensagem:
n /mnt/c/Users/miche/.ubuntupro/.address: no such file or directory
2025-10-26T00:00:44.099576-03:00 DESKTOP-2TVO7Q1 wsl-pro-service[161]: #033[36mINFO#033[0m Reconnecting to Windows host in 60 seconds
2025-10-26T00:00:44.099981-03:00 DESKTOP-2TVO7Q1 wsl-pro-service[161]: #033[37mDEBUG#033[0m Updated systemd status to "Not connected: waiting to retry"
2025-10-26T00:01:44.148963-03:00 DESKTOP-2TVO7Q1 wsl-pro-service[161]: #033[36mINFO#033[0m Daemon: connecting to Windows Agent
2025-10-26T00:01:44.150855-03:00 DESKTOP-2TVO7Q1 wsl-pro-service[161]: #033[37mDEBUG#033[0m Updated systemd status to "Connecting"
2025-10-26T00:01:44.158346-03:00 DESKTOP-2TVO7Q1 wsl-pro-service[161]: #033[33mWARNING#033[0m Daemon: could not connect to Windows Agent: could not get address: could not read agent port file "/mnt/c/Users/miche/.ubuntupro/.address": ope
Tentei fazer linha por linha, e mesmo assim não está dando certo. Eu deveria criar o diretório antes? Já vi com a IA que meu Ubuntu está com o logger instalado, então não é esse o problema. Acredito que tenha um passo antes de copiar os códigos iniciados por logger e eu não estou sabendo fazer.
Boa tarde
Observando a mensagem de erro gerada quando você roda o comando me parece ser um erro relacionado ao ubuntu rodando dentro do seu WSL e não um erro do comando logger em si. Aparentemente ele esta tentando se conectar a um componente no seu sistema windows, mas está falhando.
Acho que a solução mais prática e rápida para esse problema é simplesmente apagar esse ubuntu e reinstalar um novo pelo windows store e tentar rodar o comando novamente.