1
resposta

[Dúvida] Para quem não entendeu a lógica do exercicio.

Consegui entender a lógica do exercício, pelo menos acho que consegui kkkkkkkkkk Utilizei do artigo da Alura sobre var,let e const.

var respostaDeTudo = 42
let idade = 29
const pi = 3.14

{
    var respostaDeTudo = 3.14
    let idade = 42
    const pi = 29
    console.log(respostaDeTudo, idade, pi)

}
console.log (respostaDeTudo, idade, pi)

Vamos lá! sabemos que a "const" é algo constante que não pode mudar, diferente da " var" e de "let", porém diferente da var, a let funciona por meios de escopo. Mas aí você pode está se perguntando:** "Qual escopo?"**

Podemos dizer que nessa trecho de código temos dois blocos, primeiramente é feito um somente com as declarações e logo após existe outro bloco separado desse, é ai que entra o escopo. A variável "let" que está fora do outro bloco é tratada como uma variável totalmente diferente da que está dentro do bloco, por conta disso, o valor que está dentro do bloco não é agregado a let idade com foi com var respostaDeTudo pois são tratadas com duas coisas diferentes.

Essa foi minha lógica, caso esteja errado, alguém da Alura me corrige kkkkkk

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Fala Juan, tudo certo?

Perfeito, é isso mesmo! Os escopos definem onde as variáveis existem e quais devem ser utilizadas pelo código. Quando falamos de uma variável declarada com o var, ela é global e pode ser alterada, sim, em outros escopos a partir da redeclaração. Já com o let e const, estamos declarando a variável no escopo atual, e quando saímos deste escopo ela deixa de existir!

Quando temos duas variáveis com a mesma declaração, em escopos diferentes, prevalece a variável do escopo atual do código, por isso dentro do bloco de código utilizamos as variáveis declaradas dentro dele, apesar de terem o mesmo nome das variáveis declaradas anteriormente!

Parabéns pela dedicação e obrigado por compartilhar o seu entendimento aqui no fórum, é muito legal saber o que você está estudando!

Um grande abraço e bons estudos!