Pessoal, para mim ainda não ficou clara para que serve exatamente if-else, if, elif e else, ele explica no início do vídeo mas não entendi. Alguém pode dar uma introdução melhor?
Pessoal, para mim ainda não ficou clara para que serve exatamente if-else, if, elif e else, ele explica no início do vídeo mas não entendi. Alguém pode dar uma introdução melhor?
Olá Matheus, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
As estruturas condicionais são fundamentais para o controle de fluxo em qualquer linguagem de programação, incluindo Python. Deixo abaixo uma explicação sobre as estruturas condicionais.
if
: A instrução if
, que em português significa "se", é usada para testar "se" uma condição e executar um bloco de código se essa condição for verdadeira. Por exemplo, se quisermos imprimir uma mensagem apenas quando uma variável x
é maior que 10, podemos fazer:
x = 15
if x > 10:
print("x é maior que 10")
else
: A instrução else
, que em português significa "senão" é usada em conjunto com if
para executar um bloco de código quando a condição testada pelo if
é falsa. No exemplo anterior, se quisermos imprimir uma mensagem diferente quando x
não é maior que 10, podemos fazer:
x = 5
if x > 10:
else:
print("x não é maior que 10")
elif
: A instrução elif
(abreviação de "else if") é usada para testar múltiplas condições em sequência. Ela é útil quando você tem mais de duas possibilidades a serem tratadas pelo seu código. Por exemplo, se quisermos imprimir mensagens diferentes dependendo se x
é maior, menor ou igual a 10, podemos fazer:
x = 10
if x > 10:
elif x < 10:
print("x é menor que 10")
else:
print("x é igual a 10")
No exemplo do veículo, a estrutura condicional if-elif-else
foi usada para classificar os veículos em três categorias diferentes (A, B e C) com base no ano de fabricação. Se o veículo foi fabricado em 2000 ou antes, ele vai para a lista A. Se foi fabricado entre 2001 e 2010, ele vai para a lista B. Se não se encaixar em nenhuma dessas condições (ou seja, foi fabricado após 2010), ele vai para a lista C.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!