Eu consigo fazer uma apresentação de um trabalho sozinho e para pessoas que não conheço mas tenho muita dificuldade para pedir ajuda mesmo em algo simples por que?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu consigo fazer uma apresentação de um trabalho sozinho e para pessoas que não conheço mas tenho muita dificuldade para pedir ajuda mesmo em algo simples por que?
Oi,Matheus!
Algumas possíveis razões são:
Medo de parecer incompetente: Muitas pessoas evitam pedir ajuda porque temem que isso possa fazer com que os outros as vejam como menos capazes ou competentes. No entanto, pedir ajuda é um sinal de inteligência e proatividade, pois mostra que você está disposto a aprender e melhorar.
Autossuficiência: Talvez você tenha um forte senso de autossuficiência e acredite que deve ser capaz de resolver tudo por conta própria. Lembre-se de que ninguém sabe tudo, e buscar ajuda pode ser uma forma de crescer e aprender.
Experiências passadas: Se você já teve experiências negativas ao pedir ajuda no passado, isso pode influenciar seu comportamento atual. Tente focar nas experiências positivas e perceber que muitas pessoas estão dispostas a ajudar.
Falta de prática: Assim como a comunicação em público, pedir ajuda também é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática. Comece com pequenas coisas e vá aumentando gradualmente.
Um exemplo prático para começar a mudar isso é identificar uma pequena tarefa ou dúvida que você tem e pedir ajuda a alguém próximo, como um colega de classe ou um amigo. Algo simples, como pedir uma opinião sobre um slide da sua apresentação, pode ser um bom começo :)
Espero ter ajudado e bons estudos!