Eu consigo fazer uma apresentação de um trabalho sozinho e para pessoas que não conheço mas tenho muita dificuldade para pedir ajuda mesmo em algo simples por que?
Eu consigo fazer uma apresentação de um trabalho sozinho e para pessoas que não conheço mas tenho muita dificuldade para pedir ajuda mesmo em algo simples por que?
Oi,Matheus!
Algumas possíveis razões são:
Medo de parecer incompetente: Muitas pessoas evitam pedir ajuda porque temem que isso possa fazer com que os outros as vejam como menos capazes ou competentes. No entanto, pedir ajuda é um sinal de inteligência e proatividade, pois mostra que você está disposto a aprender e melhorar.
Autossuficiência: Talvez você tenha um forte senso de autossuficiência e acredite que deve ser capaz de resolver tudo por conta própria. Lembre-se de que ninguém sabe tudo, e buscar ajuda pode ser uma forma de crescer e aprender.
Experiências passadas: Se você já teve experiências negativas ao pedir ajuda no passado, isso pode influenciar seu comportamento atual. Tente focar nas experiências positivas e perceber que muitas pessoas estão dispostas a ajudar.
Falta de prática: Assim como a comunicação em público, pedir ajuda também é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática. Comece com pequenas coisas e vá aumentando gradualmente.
Um exemplo prático para começar a mudar isso é identificar uma pequena tarefa ou dúvida que você tem e pedir ajuda a alguém próximo, como um colega de classe ou um amigo. Algo simples, como pedir uma opinião sobre um slide da sua apresentação, pode ser um bom começo :)
Espero ter ajudado e bons estudos!