Olá, pessoal.
Sou iniciante nos estudos de programação e estou adorando os cursos e a plataforma da Alura.
Realizei ambos os projetos do Pong (no Scratch e no p5.js) com sucesso, mas estou com uma dúvida (deve ser bem básica) nos códigos em Javascript.
Notei que o instrutor utiliza o ";" ao final praticamente em todas as linhas de código. Por gentileza, poderiam me explicar qual é a utilidade dessa expressão na linguagem? Em algumas linhas que escrevi, o código foi lido sem problemas sem o ";". Então gostaria de entender, é uma curiosidade mesmo. Agradeço demais quem puder me ajudar.
Abaixo segue o meu código no Pong:
// variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro= 15;
let raio = diametro / 2;
// variaveis velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
// variaveis raquete
let xRaquete=5;
let yRaquete=150;
let raqueteComprimento=10;
let raqueteAltura=90;
// variaveis Oponente
let xRaqueteOponente=585;
let yRaqueteOponente=150;
let velocidadeYOponente;
// variaveis placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
// variaveis sons do jogo
let ponto;
let raquetada;
let trilha;
// sons do jogo
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
// criar o palco e cor do BG
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente)
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar()
marcaPonto()
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadexBolinha *= -1;}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeyBolinha *= -1;}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
// Vamos limitar a movimentação da raquete para que ela não ultrapasse as bordas:
yRaquete = constrain(yRaquete, 10, 300);
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadexBolinha *= -1
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente() {
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadexBolinha *= -1
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 100; // dificuldade do jogo > mais fácil, < mais difícil
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
// Vamos limitar a movimentação da raquete para que ela não ultrapasse as bordas:
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 10, 300);
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(50,25,40,20)
fill(255);
text(meusPontos,70, 40);
fill(color(255,140,0));
rect(510,25,40,20)
fill(255);
text(pontosDoOponente,530,40);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play()
}
}