Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Pandas: Operações entre Colunas - Aula 4 Atividade 3

Pedindo para a IA fazer uma atividade do Curso:

"Pandas: Operações entre Colunas - Aula 4 Atividade 3"

Por Ricardo Costa Val do Rosário e ChatGPT 4.0 Plus

Introdução

Pela primeira vez, pedi para a IA resolver uma atividade de teste da aula, apenas por curiosidade para ver o que iria acontecer.

A resposta na íntegra;

RESUMO DA AULA

• Esta atividade demonstra como realizar operações aritméticas entre colunas de um
    DataFrame para criar uma nova coluna com valores derivados.

CONCEITOS PRINCIPAIS-

1. DataFrame: Estrutura de dados bidimensional do Pandas.
  2. Criação de nova coluna: Atribuição direta com df['nova_coluna'] = expressão.
  3. Operações entre colunas: Possível somar, subtrair, multiplicar ou dividir colunas diretamente.

OBJETIVO

Criar uma coluna chamada 'Valor_total' com a fórmula:

Valor_total = Valor + IPVA - Desconto

EXEMPLO DE CÓDIGO

import pandas as pd

dados = {
    'Nome': ['Jetta', 'Passat', 'Crossfox', 'DS5', 'Fusca'],
    'Motor': ['Motor 4.0 Turbo', 'Motor Diesel', 'Motor Diesel V8', 'Motor 2.0', 'Motor 1.6'],
    'Ano': [2019, 2003, 1991, 2019, 1990],
    'Quilometragem': [0.0, 5712.0, 37123.0, 0.0, 120000.0],
    'Valor': [88000.0, 106000.0, 72000.0, 89000.0, 32000.0],
    'IPVA': [2000.0, 5000.0, 1700.0, 2200.0, 1000.0],
}
    'Desconto': [380.0, 450.0, 277.0, 400.0, 150.0]

df = pd.DataFrame(dados)

df

Criar coluna 'Valor_total'

df['Valor_total'] = df['Valor'] + df['IPVA'] - df['Desconto']

print(df)

RESULTADO

A nova coluna mostra o valor final de cada carro considerando IPVA e desconto aplicados

Reflexões

• Confesso que a resposta para realizar uma atividade que analisa aquisição de conhecimento (ou até mesmo uma prova) seria algo como:
    "não posso fazer por você"
    ou
    "posso corrigir depois que você fizer".

• Ainda não tenho uma opinião formada sobre se "é certo ou errado". Vou pensar mais sobre isso.

• Mas faço questão de deixar registrado, para ouvir possíveis opiniões de terceiros.

Agradeço,
Ricardo

2 respostas
solução!

Bom dia! Como vai?

Você trouxe uma excelente reflexão, Ricardo!

A utilização da IA, para responder perguntas em atividades, não é algo errado por si só. Na verdade, pode ser algo muito enriquecedor, desde que usada com consciência.

A IA pode atuar como uma ferramenta de apoio, ampliando a compreensão, propondo diferentes abordagens e ajudando na organização do raciocínio. No entanto, é fundamental manter o equilíbrio.

Se for usada apenas como um atalho para entregar respostas prontas, sem que haja esforço ou reflexão por parte do estudante, perde-se o propósito do aprendizado. Aí sim, o uso pode ser considerado prejudicial, não por causa da tecnologia em si, mas pela forma como é aplicada.

Resumindo: não se trata de certo ou errado de forma absoluta, mas sim de como e com qual intenção as ferramentas de IA estão sendo utilizadas. Usá-la para um ponto de partida, revisar o que foi estudado, comparar com sua própria resposta ou até te corrigir com base em seus estudos... tudo isso é um uso legítimo e educativo.

E sobre o uso da IA em provas (em cursos ou universidades) que avaliam o conhecimento como aprovação, já é uma situação em que entramos no aspecto ético da coisa. Nesse caso, a utilização da IA se enquadra como uma consulta indevida de material.

E dependendo da instituição, momentos antes da prova, uma mensagem de regulamento é exibida deixando explícito que a prática é proibida. Eu mesmo já cursei uma graduação EAD e existe essa preocupação, de fato.

No mais, espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Caro Daniel,
Concordo plenamente com suas palavras, que refletem muito bem minha forma de pensar e agir.
De fato, não esperaria algo diferente vindo de você.
Obrigado,
Ricardo