1
resposta

[Dúvida] Padrões de projeto que utilizam POO - Java

Boa tarde, Pessoal, tudo bem ?

Recentemente terminei a formação de Java POO e gostaria de alguma dicas de como entender melhor quando eu tenho que criar uma classe, interfaces, pacotes, se vocês tiverem alguma dica de curso na Alura que aborde esse tema ou dicas de como posso treinar essa parte eu ficaria agradecido.

1 resposta

Olá, Lucas.

Tudo bem?

Entendo que você está buscando aprimorar seu entendimento sobre quando e como utilizar classes, interfaces e pacotes em Java, que é uma parte crucial da Programação Orientada a Objetos (POO).

Primeiramente, é importante lembrar que classes são a base da POO em Java. Elas são como moldes que definem o estado e o comportamento de um objeto. Geralmente, você criará uma classe quando quiser representar uma entidade ou um conceito em seu programa. Por exemplo, se você estiver criando um programa para gerenciar uma biblioteca, você pode ter classes como "Livro", "Autor", "Emprestimo", entre outras.

Já as interfaces são usadas para definir um contrato para as classes. Elas são úteis quando você quer garantir que determinadas classes tenham certos métodos, mas não se importa com a implementação específica desses métodos. Por exemplo, você pode ter uma interface "Emprestavel" que é implementada pelas classes "Livro" e "Revista".

Por fim, pacotes são usados para organizar suas classes e interfaces de maneira lógica, geralmente de acordo com a funcionalidade ou o módulo do sistema ao qual pertencem. Por exemplo, todas as classes relacionadas ao gerenciamento de empréstimos podem ser colocadas em um pacote "emprestimos".

Quanto ao aprofundamento nesses conceitos, a Alura possui cursos que podem te ajudar. O curso "Java Polimorfismo: Entenda herança e interfaces" é um bom ponto de partida para entender melhor sobre classes e interfaces.

Para treinar, uma boa ideia é tentar aplicar esses conceitos em pequenos projetos ou exercícios. Tente identificar entidades que podem ser representadas como classes, comportamentos que podem ser definidos em interfaces e como organizar tudo isso em pacotes.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.