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[Dúvida] p5.js fica carregando e não executa

após incluir imagens no código, as vezes o p5.js fica "loading" e não executa. A mesma coisa está acontecendo agora com a ijnclusão dos sons. Alguma explicação?

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solução!

Oii, Anderson. Tudo bem?

O que tá acontecendo é o seguinte: o p5.js precisa de um tempinho para carregar completamente todos os arquivos de mídia (como suas imagens e os novos sons, como o da raquetada e da trilha) antes de poder começar a executar o código que desenha as coisas na tela (a função draw()).

Imagine que seu programa é uma peça de teatro. A função setup() é como preparar o palco e a função draw() é o show começando. As imagens e os sons são os atores e os objetos de cena.

  1. Sem a função correta: Se você tenta chamar um ator para o palco (draw()) antes que ele tenha chegado ao teatro (carregado), a peça não pode começar, ou então começa incompleta. O p5.js espera e mostra a mensagem "loading" porque ele ainda está baixando e preparando esses arquivos.
  2. Com a função correta (preload()): Existe uma função especial no p5.js chamada preload(). O objetivo dela é garantir que todos os arquivos externos (imagens, sons, fontes) sejam carregados antes que o setup() e o draw() sejam executados.

Se você pude mandar o código completo aqui, posso revisar e te ajudar melhor.

Um abraço.