após incluir imagens no código, as vezes o p5.js fica "loading" e não executa. A mesma coisa está acontecendo agora com a ijnclusão dos sons. Alguma explicação?
após incluir imagens no código, as vezes o p5.js fica "loading" e não executa. A mesma coisa está acontecendo agora com a ijnclusão dos sons. Alguma explicação?
Oii, Anderson. Tudo bem?
O que tá acontecendo é o seguinte: o p5.js precisa de um tempinho para carregar completamente todos os arquivos de mídia (como suas imagens e os novos sons, como o da raquetada e da trilha) antes de poder começar a executar o código que desenha as coisas na tela (a função draw()
).
Imagine que seu programa é uma peça de teatro. A função setup()
é como preparar o palco e a função draw()
é o show começando. As imagens e os sons são os atores e os objetos de cena.
draw()
) antes que ele tenha chegado ao teatro (carregado), a peça não pode começar, ou então começa incompleta. O p5.js espera e mostra a mensagem "loading" porque ele ainda está baixando e preparando esses arquivos.preload()
): Existe uma função especial no p5.js chamada preload()
. O objetivo dela é garantir que todos os arquivos externos (imagens, sons, fontes) sejam carregados antes que o setup()
e o draw()
sejam executados.Se você pude mandar o código completo aqui, posso revisar e te ajudar melhor.
Um abraço.