Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] OSPF - NÃO ESTÁ DIVULGANDO

Realizei o passo a passo conforme a video aula, nada! Depois refiz o passo a passo seguindo 13 - Faça como eu fiz: configurando o protocolo OSPF e tambem não funcionou. Só funcionou quando eu coloquei todos no area 0!

1 resposta
solução!

Olá!

Pode ser que o OSPF não esteja divulgando as rotas corretamente porque as áreas OSPF precisam estar conectadas a uma área backbone, que é a area 0. Se você tiver roteadores em uma área que não está diretamente conectada à area 0, eles não poderão receber nem divulgar rotas.

Vamos a um exemplo prático: imagine que você tem três roteadores - A, B e C. O roteador A está na area 0, o roteador B está na area 1 e o roteador C está na area 2. Se o roteador B estiver conectado tanto ao roteador A quanto ao roteador C, então não haverá problemas, pois a area 1 e a area 2 estão ambas conectadas à area 0 através do roteador B. No entanto, se o roteador B não estiver lá e o roteador A estiver conectado diretamente ao roteador C, então você terá problemas, pois a area 1 e a area 2 não estão conectadas à area 0.

No seu caso, parece que você tem roteadores na area 0 e na area 1, mas eles não estão conseguindo se comunicar. Isso pode estar acontecendo porque a area 1 não está conectada à area 0. Quando você coloca todos os roteadores na area 0, o problema é resolvido porque agora todos os roteadores estão na área backbone e podem se comunicar entre si.

Se você quiser continuar com os roteadores em áreas diferentes, você precisará garantir que todas as áreas estejam conectadas à area 0. Você pode fazer isso adicionando um roteador que esteja em ambas as áreas (area 0 e area 1), ou configurando um túnel virtual que conecte a area 1 à area 0.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software