No caso do curso, ainda não acabei mas tenho uma dúvida se é de boa prática rodar a aplicação na pipeline? Não né? os pipelines seriam somente para testar e buildar caso tenha erros certo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No caso do curso, ainda não acabei mas tenho uma dúvida se é de boa prática rodar a aplicação na pipeline? Não né? os pipelines seriam somente para testar e buildar caso tenha erros certo?
Olá, Iagor.
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)
Na verdade, os pipelines no GitHub Actions não são apenas para buildar e testar. Eles podem ser usados para executar várias etapas do seu fluxo de trabalho, como build, testes, deploy, entre outras tarefas.
No contexto do curso, a estratégia de matrizes é utilizada para criar vários ambientes diferentes e testar a aplicação em cada um deles. Isso é feito utilizando diferentes sistemas operacionais e versões de runtime. Por exemplo, no caso do código de exemplo apresentado, é possível testar a aplicação em diferentes versões do Go e em diferentes sistemas operacionais, como Ubuntu, Windows e MacOS.
Portanto, é sim uma boa prática rodar a aplicação na pipeline, pois assim você pode garantir que ela funciona corretamente em diferentes ambientes. Além disso, você pode utilizar as matrizes para testar diferentes cenários e garantir que sua aplicação seja compatível em todos eles.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!