1
resposta

[Dúvida] Os pipelines são apenas para buildar e testar?

No caso do curso, ainda não acabei mas tenho uma dúvida se é de boa prática rodar a aplicação na pipeline? Não né? os pipelines seriam somente para testar e buildar caso tenha erros certo?

1 resposta

Olá, Iagor.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Na verdade, os pipelines no GitHub Actions não são apenas para buildar e testar. Eles podem ser usados para executar várias etapas do seu fluxo de trabalho, como build, testes, deploy, entre outras tarefas.

No contexto do curso, a estratégia de matrizes é utilizada para criar vários ambientes diferentes e testar a aplicação em cada um deles. Isso é feito utilizando diferentes sistemas operacionais e versões de runtime. Por exemplo, no caso do código de exemplo apresentado, é possível testar a aplicação em diferentes versões do Go e em diferentes sistemas operacionais, como Ubuntu, Windows e MacOS.

Portanto, é sim uma boa prática rodar a aplicação na pipeline, pois assim você pode garantir que ela funciona corretamente em diferentes ambientes. Além disso, você pode utilizar as matrizes para testar diferentes cenários e garantir que sua aplicação seja compatível em todos eles.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software