Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Os Operadores Ternários! ou Operadores Arrojados, Arriscados?

Boa noite, pessoal!!!

Não sei se vocês tiveram essa dificuldade em utilizar os Operadores Ternários, pois bem, eu inserir no espaço do assunto: Operadores Arriscados pelo fato ainda de não ter uma compreensão mais nítida do seu uso.

Sei que o uso pode ajudar a eliminar um pouco do "if, else", mas a forma de ser inserida é que tem me causado alguns temores e muitos erros. Teve um exercício aqui que foi terrível encontrar a solução, porém, depois de ver que era simples me trouxe mais calma, mas ainda está sendo um desafio a utilização.

Seria possível alguém aqui demonstrar em outros programas exemplos de como os operadores ternários são implementados?

Obrigado.

2 respostas
solução!

Boa tarde, Bruno! Tudo bem?

O operador ternário é uma forma concisa de escrever uma expressão condicional que normalmente seria feita com if e else.

A sintaxe básica de um operador ternário é:

condição ? expressão1 : expressão2;

Aqui, se a condição for verdadeira, expressão1 é executada; caso contrário, expressão2 é executada.

Vamos ver alguns exemplos práticos para ajudar a esclarecer:

1. Verificar se um número é par ou ímpar:

let numero = 10;
    let resultado = (numero % 2 === 0) ? 'Par' : 'Ímpar';
    console.log(resultado); // Saída: Par

2. Verificar se uma pessoa é maior de idade:

let idade = 18;
    let status = (idade >= 18) ? 'Maior de idade' : 'Menor de idade';
    console.log(status); // Saída: Maior de idade

3. Definir um valor padrão:

let nomeUsuario = '';
    let nomeDisplay = nomeUsuario ? nomeUsuario : 'Visitante';
    console.log(nomeDisplay); // Saída: Visitante

Esses exemplos mostram como o operador ternário pode substituir if e else em situações simples. Ele é especialmente útil quando você precisa de uma única linha para decidir entre duas opções.

Espero que esses exemplos ajudem a tornar o uso dos operadores ternários um pouco mais claro e menos "arriscado" para você. Continue praticando, e logo você se sentirá mais confortável com eles.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Armando, boa noite...

Mais uma vez gostaria de agradecer os seus ensinamentos e soluções para as várias dúvidas que estou tendo durante o curso.

Muito obrigado!