Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Orientações para estudos

Olá instrutores, tudo bem?

No meu estágio, eu irei ter contato com a Google Cloud Platform, e encontrei uma formação dentro da plataforma da Alura. Porém, no primeiro curso há esses pré requisitos:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeGostaria de uma orientação: quais deles eu inicio meus estudos?

Muito obrigda pela atenção, ótimo Carnaval!

1 resposta
solução!

Olá Tereza.

Tudo bem?

Ser você já entende de programação e programação Orientada a Objetos, e tem um pouco de noção do que é a núvem, trabalhar com núvem, talvez nem seja necessário fazer os pre-requisitos, e partir direto para a formação, caso apareça algo que venha gerar dúvidas, no decorrer da formação, você pode pesquisar ou buscar por curso específico. Porque pode ser que cada curso do pré-requisito tenha também os seus pré-requisitos, e isso vai virar uma grade enorme de cursos.

Agora se quiser de fato fazer os pré-requisitos, uma sugestão de trajetória de estudos poderia ser:

  1. Java e JDBC: trabalhando com um banco de dados - Aqui você pode começar a entender como Java interage com bancos de dados, o que é fundamental para qualquer aplicação que você venha a trabalhar na nuvem.

  2. SQL com MySQL: manipule e consulte dados - Ter uma boa base de SQL é essencial para trabalhar com bancos de dados relacionais, como o MySQL, que é muito utilizado em aplicações web.

  3. Persistência com JPA: Hibernate e Spring Data JPA: Repositórios, Consultas, Projeções e Specifications - Esses dois cursos vão te ajudar a entender como implementar a camada de persistência de uma forma mais eficiente e moderna, utilizando JPA e Spring Data.

  4. Java e JPA: consultas avançadas, performance e modelos complexos - Este curso vai aprofundar seus conhecimentos em JPA, o que é muito útil para trabalhar com aplicações que têm modelos de dados mais complexos.

  5. Google Cloud: deploy de uma aplicação em Spring MVC - Com uma boa base em Java e JPA, você estará pronta para aprender como fazer o deploy de uma aplicação na Google Cloud.

  6. Redes: dos conceitos iniciais à criação de uma intranet e Redes: construindo um projeto com VLANs, políticas de acesso e conexão com internet - Esses cursos vão te dar uma base sólida em redes, o que é importante para entender como sua aplicação se comunicará na nuvem.

  7. Java e refatoração: melhorando códigos com boas práticas - Por fim, este curso vai te ajudar a escrever um código mais limpo e manutenível, o que é sempre importante no desenvolvimento de software.

Lembre-se de que a prática é tão importante quanto o estudo teórico. Tente aplicar o que você aprende em pequenos projetos ou até mesmo em situações do seu estágio. E não hesite em revisitar os conceitos ou buscar ajuda sempre que precisar.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software