Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Orientação prova Nivel 2 SRE

Olá, eu terminei toda a parte de cursos de SRE Nível 2 e estou me preparando para a prova teórica. Durante todo estes cursos os professores trabalhavam as práticas DevOps em cima de um projeto feito muitas vezes em linguagens de programação diversificadas que pediam para que baixássemos do git hub, ação que não atrapalhava o andamento das práticas e estudos, porém quando fui ler sobre a prova prática o projeto era o que está descrito abaixo (*) O que eu quero saber é: Onde está o projeto da Techsafe? Não entendi como é para fazer a prova prática com base nas aulas dos cursos que inclusive testavam end-points das aplicações.

(*) ''A Techsafe, uma empresa especializada em segurança tecnológica, está desenvolvendo uma aplicação baseada em microsserviços para monitorar e proteger redes corporativas. O projeto envolve a implementação de uma aplicação em Kubernetes, utilizando práticas de segurança com Istio e Helm para gerenciar configurações. O objetivo é garantir que a aplicação esteja sempre disponível, segura e escalável, utilizando as melhores práticas de DevOps e segurança em containers.''

Não deveria ter um link com o projeto da Techsafe para trabalharmos sobre?

2 respostas
solução!

Oii, Sheila. Tudo bem?

Entendo perfeitamente sua dúvida. É muito comum esperarmos um repositório pronto quando estamos acostumados a seguir projetos guiados, mas nesta etapa de Nível 2 o desafio sobe um degrau justamente para testar sua autonomia na construção do ambiente.

O objetivo desta atividade é que você coloque a mão na massa desde o início. Diferente dos cursos anteriores onde o código era fornecido, aqui você assume o papel de SRE que precisa criar e configurar a estrutura para a Techsafe.

As orientações que você leu nas funcionalidades (1, 2, 4...) são o seu guia. Não existe um link externo porque o projeto "nasce" na sua máquina conforme você segue as missões propostas:

• Na 1ª Etapa: O seu projeto começa com a configuração do cluster via Minikube.
  • Na 2ª Etapa: Você cria os arquivos do Helm Chart. Como não há um código-fonte de aplicação específico, você pode utilizar uma imagem pública de container (como nginx ou httpd) para simular os microsserviços da Techsafe e testar se o Helm está implantando tudo corretamente.
  • Nas etapas seguintes: Você adiciona as camadas de segurança (Istio) e disponibilidade (Liveness Probes e CronJobs) sobre essa estrutura que você mesma levantou.

Como prosseguir agora?

O caminho ideal é seguir o passo a passo das instruções da prova como se você estivesse montando a infraestrutura para um cliente novo. Comece pelo Minikube e, quando chegar na parte do Helm, sinta-se à vontade para usar imagens leves do Docker Hub apenas para validar o funcionamento do tráfego e dos testes de endpoint.

Sucesso na prova!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Lorena tudo bem? Você escreveu:

'''É muito comum esperarmos um repositório pronto quando estamos acostumados a seguir projetos guiados, mas nesta etapa de Nível 2 o desafio sobe um degrau justamente para testar sua autonomia na construção do ambiente.'''

Eu entendi que deveríamos montar toda a insfraestrutura de forma autônoma, mas a minha dúvida foi se estaria faltando o backend ex: microsserviço: Tech Safe para construirmos tudo sobre ela. Pelo que você respondeu entendi que é só para montarmos a infraestrutura de mandar no GitHub.

• Nos cursos os professores pegavam outros projetos prontos, sendo em Java ou Java script, ou python. Ex: No check point do nível 1 tivemos uma api em python para construirmos/montarmos a estrutura com docker e etc. No último curso de Kubernetes (nivel 2) o professor usou uma aplicação chamada Volmed pronta em java script e montou a infraestrutura dela com kubernetes e docker e testou end-points, achei que a prova seria assim e pudesse estar faltando a aplicação e não os códigos de infraestrutura, pois esses eu imaginei que teríamos que construir*

Obrigada!