Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Orientação para os times

Na minha empresa, eu faço parte do grupo de colaboradores que apoiam outras equipes a construir os "cartões kaizens": somos os "influenciadores Lean".

Um dos meus times não tem indicadores que demonstram o problema. Como seguir com a construção do cartão kaizen deles?

Basicamente:

Definição do problema: Renovações de contrato feitas com atraso ou não negociadas.

Contexto: o processo de renovação é importante, pois pode trazer saving (economia) para a empresa por meio do controle dos contratos vigentes e isso permite ter visibilidade do orçado vs realizado. Se o processo não é bem gerenciado, pode haver perdas financeiras.

Cenário atual: sem indicadores
Cenário ideal: não haver atrasos
GAP: sem possibilidade de calcular, já que os indicadores não são concretos, trata-se apenas de percepção dos atores do processo de "Renovação de Contratos".
3 respostas
solução!

Olá, Fernanda! Como vai?

Entendo que você está enfrentando um desafio em relação à construção do cartão kaizen para um dos seus times, pois eles não possuem indicadores que demonstrem o problema. Essa situação pode dificultar a definição do problema e a identificação do gap entre o cenário atual e o cenário ideal.

No entanto, mesmo sem indicadores concretos, é possível buscar informações e percepções dos atores envolvidos no processo de "Renovação de Contratos" para definir o problema de forma mais clara. Você pode realizar entrevistas, reuniões ou até mesmo aplicar questionários para obter insights sobre os atrasos ou negociações não realizadas.

Por exemplo, você pode perguntar aos colaboradores do time sobre a frequência dos atrasos nos pagamentos, onde esses atrasos estão ocorrendo e qual é o impacto disso nos fornecedores e na empresa como um todo. Essas informações podem ajudar a ter uma visão mais completa do problema e a construir o cartão kaizen de forma mais efetiva.

Mesmo sem indicadores concretos, é possível utilizar a percepção dos envolvidos como ponto de partida para identificar o problema e buscar uma solução.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigada!

Eu vou deixar como resolvida, mas volto pra falar como conseguimos seguir com o Kaizen. :D

Ótimo dia para vocês!

Certo! Aguardamos então. Ótimo dia também :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software