4
respostas

[Dúvida] Orientação para aplicação do scrum

Olá. Sou gerente de bioinformática em uma empresa que realiza análises de dados genéticos. A rotina da minha equipe é composta de execução de serviços de rotina e do desenvolvimento de scprits de novas analises ou melhorias das existentes. Os dados para análise chegam quinzenalmente e, em sua maioria, devem ser entregues em uma semana. Por essas questões, estou tentando implementar o uso do scrum também em sprints quinzenais. Na primeira parte da sprint realizamos os serviços e na segunda o desenvolvimento. Para facilitar, criei uma nova parte além do product backlog (onde coloco as necessidades de desenvolvimento de scripts e correções de bugs) na qual eu coloco os serviços de rotina a serem realizados nesta Sprint. Cada desenvolvimento e análise de rotina tem seu tempo estimado e ao serem distribuídos, estimo a carga que cada colaborador pode receber em cada sprint. Também adaptei as reuniões diárias para serem realizadas por meio de chat em um canal específico onde cada colaborador envia a sua realização diária e se possui algum impedimento. Inicialmente tinhamos um horário específico para esse chat, mas devido à presença de colaboradores que atuam em horários diferentes ou em apenas um turno, este chat acabou se tornando assíncrono. As minhas adaptações fogem muito do conceito do scrum? Existe algum outro método mais indicado ou que seria interessante que eu conhecesse para um melhor gerenciamento da equipe?

4 respostas

Olá, Willian!

Que interessante ver como você está tentando adaptar o Scrum às necessidades específicas da sua equipe de bioinformática! Vamos analisar suas adaptações e ver como elas se encaixam no framework Scrum.

1. Sprints Quinzenais: É totalmente viável ter sprints de duas semanas. O Scrum é flexível quanto à duração das sprints, desde que sejam consistentes e permitam entregas incrementais de valor.

2. Divisão da Sprint: Dividir a sprint em duas partes (serviços de rotina e desenvolvimento) pode ser uma boa estratégia para organizar o trabalho, mas é importante garantir que a equipe esteja alinhada com os objetivos da sprint como um todo. No Scrum, o foco é entregar um incremento de produto potencialmente utilizável ao final de cada sprint.

3. Backlog Adicional para Serviços de Rotina: Ter um backlog separado para serviços de rotina pode ser útil para organização, mas é importante lembrar que no Scrum tradicional, tudo deveria estar no Product Backlog. Talvez você possa considerar manter um único backlog e usar tags ou categorias para diferenciar os tipos de tarefas.

4. Reuniões Diárias Assíncronas: Esta é uma adaptação interessante. No Scrum, as reuniões diárias são importantes para a comunicação e alinhamento da equipe. Se a reunião síncrona não é viável, o formato assíncrono pode funcionar, mas é crucial garantir que a comunicação seja clara e que os impedimentos sejam resolvidos rapidamente.

Em relação a outros métodos, você pode explorar o Kanban, que é bastante flexível e pode ser mais adequado para equipes que lidam com fluxos contínuos de trabalho e tarefas de rotina. No Kanban, você pode visualizar o fluxo de trabalho em um quadro, limitar o trabalho em progresso e focar na melhoria contínua.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Meus 2 centavos de conhecimento...

Willian, algumas sugestões que apliquei e funcionaram muito bem, equipe de 8 desenvolvedores.

Reuniões assíncronas me deram dor de cabeça muito rápido porquê o kanban (Trello gratuito e meu querido) dava a ilusão de que estávamos sempre evoluindo sendo que a turma de um horário estava sobrecarregando a outra. Sem contar que Daily simplesmente não funcionava direito, sempre terminávamos com algum assunto pendente esperando a turma seguinte.

Dividir a equipe em duas, sustentação (serviços de rotina) e desenvolvimento. Cada uma com sua sprint e um product backlog em comum (afinal, é o mesmo produto). Isso facilitou muito minha gestão e quando surgia uma emergência ou queria treinar um dev, eu realocava os profissionais entre as sprints. Como era um pessoal júnior, essa constância ajudou muito no aprendizado deles e no final cada um assumiu uma posição na equipe que se adequou melhor.

No caso da equipe de sustentação (serviços de rotina) o tempo extra pode ser utilizado otimizando e criando melhorias.

Para a equipe de desenvolvimento, eles não perdem o foco durante 1 semana atendendo outras demandas e a produtividade deve aumentar.

Nos dois casos, você tem mais controle e a equipe mais clareza do que precisa ser feito.

Outra opção, criar sprints de 1 semana para dividir melhor os momentos, assim o que foi feito na primeira semana (serviços de rotina) tem a review na sequencia e não ao final do desenvolvimento (quando todo mundo já mudou a chave na cabeça)

E falando como um PSM, Scrum puro é um unicórnio, muito difíicil a melhor opção ser exatamente o que está no GUIA, o próprio manifesto te incentiva a adaptar e testar, manter o FRAMEWORK vivo. Você pode não utilizar o SCRUM puro (Scrumbut) mas vai atingir seus objetivos.

Minha opinião, vale a pena ser teimoso e insistir em ter os eventos (Daily, Review, etc), esses são os momentos mais ricos em informação. Se precisar ajustar um pouco, sem problemas.

Espero ter ajudado e boa sorte.

Oi, Daniela. obrigado pela resposta

Oi, Thiago. Obrigado pela resposta. Vou estudar essa mudança para dois times independentes para ver como o time desempenha. Estou acrescentando alguns juniors na equipe agora. Acho que vai ser uma boa hora para esse teste.