1
resposta

[Dúvida] Organização das funções

Olá! Entendo que as funcões foram criadas/recriadas conforme a necessidade das explicacões, bem como ao gradual aumento de dificuldade dos códigos. Mas isso acabou gerando uma dúvida quanto a disposição da sequência das funções(def): Por exemplo, eu poderia deixar a função referente a escolha de opções a ser apresentada ao usuário, antes das demais?? Ou seja, posso orgqnizar as funções conforme eu entenda ser mais inteligivel ou há uma sequência a ser cumprida. Aproveitando, muito obrigado pelos cursos. As aulas são excelentes!!

1 resposta

Oii, Leonardo!

Fico feliz em saber que está gostando das aulas! Sobre a sua dúvida, a organização das funções em um script Python pode, sim, ser feita de uma maneira que faça mais sentido para você, desde que algumas regras básicas sejam seguidas.

Em Python, uma função precisa ser definida antes de ser chamada. Isso significa que, se você tem uma função escolha_opcoes() que é chamada dentro de outra função, a escolha_opcoes() precisa ser definida antes da função que a chama no seu código. Por exemplo:

def escolha_opcoes():
    # código para a escolha de opções
    pass

def outra_funcao():
    escolha_opcoes()
    # mais código

Se a escolha_opcoes() for chamada dentro de outra_funcao(), ela precisa estar definida antes no script. Portanto, a ordem das funções deve considerar essas dependências.

Fora isso, você tem liberdade para organizar seu código de uma forma que seja mais clara para você e para quem for ler. Uma prática comum é colocar as funções principais no topo e as funções auxiliares mais abaixo, mas isso varia conforme a preferência pessoal e o estilo de cada pessoa programadora.

Um abraço e bons estudos.