1
resposta

[Dúvida] Ordenando uma Lista

Olá, como está? espero que esteja bem. pergunta a? O que é um método estático ? pergunta b) Há possibilidade de importar todas as classes de um determinado pacote (exemplo: posso fazer deste modo: import java.util.*) ? pergunta c) no java doc, como eu sei quais métodos uma determinada classe exige que seja implementado ?

Obrigado Mauricio G

1 resposta

Olá, Maurício! Tudo bem?

a) O que é um método estático?

Um método estático é um método que pertence à classe, e não a um objeto específico. Isso significa que você pode chamá-lo sem precisar instanciar a classe. Ele é definido com a palavra-chave static.

Exemplo:

public class Matematica {
    public static int somar(int a, int b) {
        return a + b;
    }
}

Para chamar esse método, você faz assim:

int resultado = Matematica.somar(3, 5);

Métodos estáticos não podem acessar diretamente atributos ou métodos não estáticos, pois não têm uma instância associada.

b) É possível importar todas as classes de um pacote?

Sim! Você pode importar todas as classes de um pacote utilizando o *.

Exemplo:

import java.util.*;

Com isso, você pode usar classes como ArrayList, HashMap, Date etc., sem precisar importar uma a uma. Isso não importa subpacotes. Por exemplo, java.util.* não importa java.util.concurrent.*. Você teria que importar esse subpacote separadamente, se precisar.

c) No JavaDoc, como saber quais métodos uma classe exige que sejam implementados?

No JavaDoc, quando uma classe implementa uma interface ou herda uma classe abstrata, ela pode ser obrigada a implementar certos métodos.

• Procure por algo como:

Implements InterfaceName ou Extends AbstractClassName

• Abaixo disso, os métodos que devem ser implementados geralmente estão listados como:

"Abstract Methods" ou "Methods inherited from interface..."

Se você estiver usando uma IDE como IntelliJ ou Eclipse, ela já te avisa quais métodos precisam ser implementados e até oferece a opção de gerar esses métodos automaticamente!

Espero ter ajudado e bons estudos!