1
resposta

[Dúvida] Ordenação usando campo auxiliar no tableau

Prezados, estou enfrentando um problema complicado ao montar um painel de acessos no Tableau.

Os dados utilizados vêm majoritariamente de uma extração do próprio Tableau, porém, para complementar as informações, precisei fazer um blending com outra fonte, já que essa extração não permite a união tradicional (join físico ou união de tabelas diretamente na fonte).

Para um dos gráficos, foi necessário o uso de cálculo com WINDOW e o dado da fonte secundária (via blending) foi adicionado no Detail da visualização. O resultado visual ficou bom, porém a ordenação convencional não está disponível (opção desabilitada), o que me forçou a criar um campo auxiliar para ordenar — e nesse ponto tudo parecia resolvido, com o gráfico classificado corretamente.

O problema é que, ao aplicar esse campo auxiliar para ordenar, os rótulos da dimensão principal (campo que está em Linhas) ficam duplicados no topo do gráfico: aparecem com o nome repetido, sendo que um conjunto não apresenta dados e o outro está corretamente classificado e preenchido.

Já tentei diversas abordagens, mas até o momento não encontrei uma forma de evitar essa duplicidade mantendo a ordenação correta via campo auxiliar.

Alguém já passou por algo parecido ou teria alguma sugestão para manter a ordenação correta sem duplicar os rótulos da dimensão?

1 resposta

Olá, Rebeca! Tudo bem?

Quando você utiliza blending no Tableau, é importante lembrar que ele trata as fontes de dados de forma distinta, o que pode gerar comportamentos inesperados na visualização. A fonte secundária só retorna valores quando há correspondência com a fonte primária. Por isso, se o campo auxiliar de ordenação depende de um cálculo WINDOW_ ou de um dado vindo da fonte secundária, isso pode resultar na exibição de linhas "vazias" ou duplicadas.

Alguns pontos que você pode verificar:

  • Certifique-se de que a relação entre as fontes no blending está corretamente configurada.
  • Verifique se os campos usados como chave de ligação têm exatamente os mesmos valores — incluindo letras maiúsculas/minúsculas e espaços.

Uma sugestão simples, é tentar criar um campo calculado como filtro para remover as linhas duplicadas sem dados. Você pode testar algo como:

ISNULL([Campo da fonte secundária]) = FALSE

Depois, aplique esse campo como filtro e mantenha apenas os valores FALSE.

Veja se essa abordagem resolve o problema!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado