Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Ordem do código quando chamar uma função.

Olá, Bom dia/tarde/noite! Eu estava fazendo o módulo de Refatoração e funções, quando na hora de chamar uma outra função dentro da

function draw() {

eu coloquei em uma ordem diferente da que o professor, que é a ordem a seguir.

function draw() {
** mostraBolinha();**
  background(0);
  xBolinha += velocidadeXbolinha;
  yBolinha += velocidadeYbolinha;

Porém o código não funcionou, e a bolinha sequer apareceu, notei essa diferença na ordem, portanto depois eu troquei para:

function draw() {
  background(0);
 **mostraBolinha();**
  xBolinha += velocidadeXbolinha;
  yBolinha += velocidadeYbolinha;

Com "background (0);" em cima, e ai o código funcionou perfeitamente. Mas a minha dúvida é o porque de o chamar da função não pode estar em cima do background, compreendi que para funcionar bem é necessario alterar a ordem, mas não entendi o porque.

1 resposta
solução!

Não sei se é isso que vou falar, mas pode ser. creio que background(0) seja a cor preta, não sei se é isso, e a função mostrarBolinha() deve criar uma bolinha de outra cor. então quando você chama a função draw() com o background(0) vindo primeiro, o background é desenhado e depois a bolinha é desenhada por cima dele, isso faz com que a bolinha fique por cima do background, assim aparecendo na tela, mas se você chamar a função mostrarBolinha() primeiro, a bolinha é desenhada na tela e depois o background(0) é desenhado por cima da bolinha, fazendo a bolinha parecer que não está na tela, mas está, só está por baixo do background, creio que seja isso.