1
resposta

[Dúvida] Ordem das flags no comando

Queridas pessoas que manjam muito mais que eu, surgiu uma dúvida aqui. Por acaso existe algum critério ou lógica universal sobre em quais posições as flags devem ser introduzidas nos comandos?

Por exemplo se eu quiser ver o que tem num arquivo.tar.gz o meu comando será:

tar -tvf arquivo.tar.gz

Isso vai funcionar, mas não fuincionará se a flag for -tfv.

Outro exemplo:

tar -vczf diretorio.tar.gz diretorio/

O comando acima vai criar o arquivo e me informar o que está sendo compactado, da mesma forma que

tar -zvcf diretorio.tar.gz diretorio/

Contudo, se o f mudar da ultima flag no comando eu tenho um erro.

Existe algum padrão que define quais flags não podem mudar de posição?

1 resposta

Olá! Tudo ok contigo?

No exemplo que você deu, o comando tar -tvf arquivo.tar.gz está correto, pois a flag -t indica que você quer listar o conteúdo do arquivo, a flag -v indica que você quer que o comando seja executado de forma verbosa (ou seja, exibindo informações detalhadas) e a flag -f indica que você está especificando o nome do arquivo que será utilizado.

Se você trocar a ordem das flags, como no comando tar -tfv arquivo.tar.gz, o comando não funcionará corretamente, pois a flag -f espera receber o nome do arquivo logo em seguida, mas a flag -v estará antes dela.

A ordem das flags pode variar de acordo com o comando utilizado. Alguns comandos possuem uma ordem fixa para as flags, enquanto outros permitem que as flags sejam especificadas em qualquer ordem. É importante consultar a documentação do comando específico que você está utilizando para verificar a ordem correta das flags.

No caso do comando tar, a ordem das flags é importante porque cada flag tem um propósito específico e espera receber determinados argumentos. Alterar a ordem das flags pode resultar em erros ou comportamentos inesperados.

Então, para responder à sua pergunta sobre a existência de um critério ou lógica universal para a ordem das flags, a resposta é que não há uma lógica universal única para todos os comandos. Cada comando pode ter suas próprias regras sobre a ordem das flags, e é importante consultar a documentação ou usar a ordem correta conhecida para aquele comando específico.

Em geral, quando você se depara com comandos que aceitam várias flags, é uma boa prática verificar a documentação do comando ou usar a ordem padrão, amplamente aceita para evitar erros. As convenções podem variar, mas com o tempo e a prática, você se familiarizará com as ordens típicas das flags para os comandos mais comuns.

Espero ter esclarecido a sua dúvida!

Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software