Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] oracle ex de outros cursos

ja tinha o oracle baixado de outro curso, também aqui da alura. Junto com este estou fazendo a formação de java e spring boot e tambem o de ASP.Net Core: crie aplicações com C#, .NET, Entity Framework e LINQ todos que utilizam utilizam o oracle, quando comecei o spring boot ja tinha o oracle baixado, no meio do curso de spring, persegui que a minha maquina não estava reconhecendo os comandos de sql no cmd, ja chequei os paths em variaveis de ambiente, assim como TNS_ADMIN e ORACLE_HOME que tambem foi apontado como possivel causa disso. assim gostaria de perguntar: teria algum problema em utilizar 3 projetos na mesma instalação do oracle? e outra coisa, vocês teriam alguma outra possivel solução para esse problema de não conseguir utilizar os comandos sql?

2 respostas
solução!

Oi Evandro, tudo bem por aí?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Percebi que nos cursos das formações que você está estudando em paralelo, o banco de dados utilizado é o MySQL. Para acompanhar os cursos de forma mais proveitosa, sugiro que você utilize o mesmo banco de dados utilizado em aula. Cada banco de dados possui particularidades e algum conflito de aprendizado pode ser gerado devido a elas - além dos conflitos de instalação.

Caso ainda assim você prefira estudar com o Oracle DB, não é necessário utilizar a linha de comando. Fique à vontade para utilizar o Oracle SQL Developer - o sistema gerenciador de banco de dados da Oracle. O seu aprendizado será de igual qualidade.

Em relação a utilizar o mesmo banco para os três projetos, não há problema desde que eles não interfiram um no outro e não ocupem demasiado espaço no sistema. Para explorar mais sobre as possibilidades do Oracle Database XE deixo aqui a documentação, caso você tenha interesse:

A página está em inglês. Se preferir, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção para traduzir para o português.

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero ter ajudado, Evandro.

Abraço!

Sem problemas Larissa.

e muito obrigado pela resposta, eu fico meio assim de baixar muitos bancos de dados e de algum jeito eles acabarem interferindo um no outro. além de deixar muita sujeira na minha maquina, mas qualquer coisa também é só desinstalar e limpar, depois de ponderar um pouco irei colocar esse curso em espera, até terminar pelo menos um dos outros 2.

novamente muito obrigado.