1
resposta

[Dúvida] Oracle Certified Associate, Java SE 8 Programmer

Boa tarde. Já trabalho na área de programação e quero aprofundar meus conhecimentos, principalmente em java, queria tirar minha primeira certificação oracle tenho em mente em obter a certificação OCA do java SE 8 futuramente mas queria saber se ela ainda vale a pena no mercado de trabalho tendo em mente que existe a certificação java SE 11 porém somente OCP. jornada oracle oficial.

1 resposta

Oii Diogo, tudo bem?

Que legal saber que você tá buscando se aprofundar em Java e obter uma certificação Oracle! A certificação OCA (Oracle Certified Associate) Java SE 8 ainda é bastante respeitada no mercado de trabalho e pode ser um excelente ponto de partida para solidificar seus conhecimentos e habilidades em Java.

Mas, é importante considerar que a versão Java SE 8 já tem alguns anos, e a Oracle lançou certificações mais recentes, como a Java SE 11, que você mencionou. A certificação Java SE 11 é mais atual e pode ser mais valorizada em ambientes que utilizam versões mais recentes do Java. Apesar de a certificação SE 11 não ter um nível OCA, apenas OCP (Oracle Certified Professional), ela representa um conhecimento mais atualizado e abrangente.

Se você já tem uma boa base em Java e se sente confiante, pode ser interessante focar diretamente na certificação Java SE 11 OCP. Mas, se você prefere um caminho mais gradual e estruturado, começar pela OCA Java SE 8 pode ser uma boa estratégia, especialmente se você está mais familiarizado com essa versão.

Uma dica prática é verificar as demandas do mercado de trabalho na sua região ou na área em que você deseja atuar. Veja quais versões do Java são mais solicitadas nas vagas de emprego e converse com colegas ou profissionais da área para entender melhor qual certificação pode trazer mais benefícios para sua carreira. Um abraço e bons estudos.