1
resposta

[Dúvida] operações

Gente, por que quando a gente efetua uma divisão usando: numerador = int(input('Digite o numerador: ')) denominador = int(input('Digite o denominador (OBS:o valor não pode ser nulo): ')) print(numerador/denominador) O resultado pode dar um numero com casas decimais e mesmo assim rodar sem erro?

1 resposta

Oii Laura, tudo bem?

A operação de divisão em Python (/) retorna um número de ponto flutuante (float), mesmo que a divisão seja exata. Isso acontece porque a divisão é uma operação que frequentemente resulta em um número com casas decimais. Python opta por sempre retornar um float para garantir a precisão do resultado.

Por exemplo, se você dividir 10 por 2 usando a operação de divisão (/), o resultado será 5.0 e não 5. Isso é diferente da operação de divisão inteira (//), que sempre retorna o quociente da divisão sem as casas decimais. Por exemplo, se você dividir 10 por 3 usando a operação de divisão inteira (//), o resultado será 3, descartando a parte decimal.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software